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Rodolfo Lucena

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Fabricante do Five Fingers paga US$ 3,75 milhões para encerrar processo por propaganda enganosa

Por Rodolfo Lucena
09/05/14 14:12

vibram five fingers

A Vibram USA, fabricante de um dos mais conhecidos tênis minimalistas de corrida, o Five Fingers, concordou em pagar US$ 3,75 milhões para suspender uma ação coletiva em que a empresa é acusada de fazer propaganda enganosa. O acordo foi divulgado na última quarta-feira.

O Five Fingers é um dos produtos pioneiros na moda da corrida (quase) descalça. É como uma luva emborrachada para os pés, com espaços individuais para cada um dos dedos. Levíssimo, oferece mínima proteção –um blogueiro norte-americano mais abusado chegou a apelidar o calçado de camisinha para os pés.

A ação, iniciada em 2012 por Valerie Bezdek,  afirma que a Vibram enganou os consumidores ao dizer, sem base científica, que o calçado poderia reduzir o número de lesões e fortalecer a musculatura dos pés. Outras ações semelhantes, registradas depois na Califórnia e em Illinois, foram reunidas no processo de Bezdek em Massachusetts, o Estado onde fica a sede da Vibram.

Segundo os registros judiciais, a Vibram aceitou fazer o acordo para  dar um fim á questão e evitar novos gastos judiciais. Mas em nenhum momento se declara culpa. Ao contrário, a empresa nega ter feito qualquer coisa ilegal e não admite ter divulgado publicidade enganosa.

Mesmo assim, concordou em criar um fundo de US$ 3,75 milhões para compensar consumidores que eventualmente tenham se sentido enganados. Têm direito ao pagamento clientes que compraram alguns modelos da linha Vibram Fevers, como Biela, Classe e Komodo, a partir de março de 2009.

Cada consumidor poderá receber até US$ 94 –na média, porém, estima-se que cada um vai levar entre US$ 20 e US$ 50. O fundo também será usado para pagar os honorários de advogados; se algo sobrar, será doado para a American Heart Association, para pesquisas sobre benefícios que a corrida pode trazer à saúde.

Além disso, a companhia deverá suspender campanhas de marketing ou publicidade em que afirme que seus calçados podem reduzir o número de lesões ou fortalecer a musculatura.

Para completar, a Vibram terá ainda de montar um site para divulgar os termos do acordo –até o momento em que escrevo esta mensagem, www.fivefingerssettlement.com ainda não estava no ar. A divulgação também deverá ser feita em sites especializados de corrida e em redes sociais.

Esta não é a primeira vez em que fabricantes de calçados de corrida são processados por propaganda enganosa e fazem acordos antes que a ação vá a julgamento.

Em 2012, a Skechers fez um acordo de US$ 40 milhões para encerrar processo em que era acusada de mentir sobre as capacidades de sua linha de tênis Shape-up. Antes, a Reebok concordara em pagar US$ 25 milhões para matar uma ação semelhante.

Considerando esses números, até que a Vibram se saiu bem no processo, pelo menos do ponto de vista financeiro.

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Comentários

  1. Mario Faria comentou em 10/05/14 at 12:49

    Eu estou gostando muito de correr com este tipo de tenis. Estava parado ha’ 5 meses por dores no joelho. Correndo com o Vibram nao sinto mais dor alguma. E meu esforco durante a corrida e’ bem menor. Virei consumidor

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