Mais velha mulher na maratona de Nova York-2013 morre com os tênis nos pés
12/11/13 10:48Quando estava por volta do km 32 da maratona de Nova York, Joy Johnson levou um tombo. Caiu no asfalto, bateu a cabeça e uma comoção se desenrolou ao seu redor.
Bombeiros e socorristas tentaram convencê-la a abandonar a prova para ser atendida, mas a vontade pétrea da senhora de 86 anos falou mais alto.
“Vou até o fim”, disse ela, como se fosse um comando. E todos não tiveram nada a fazer a não ser abrir alas para a dama corredora.
E lá se foi ela, completando sua 25ª maratona de Nova York em 7h57min41. Não foi o melhor tempo de sua vida –nos anos 1990, ele chegou a fazer a prova em cerca de cinco horas–, mas o suficiente para ela ser a campeã de sua categoria: afinal, foi a mais idosa mulher a completar a prova no primeiro domingo de novembro.
Em uma entrevista antes da prova, Johnson disse que planejava correr no seu próprio ritmo. Quando cansasse, caminharia: “Sei que vou estar entre os últimos, mas não me importo. Eu fico feliz porque posso sair da cama todas as manhãs e correr; muita gente de minha idade está em cadeira de rodas…”
A veterana atleta começou a correr há cerca de 25 anos, depois de se aposentar como professora de educação física na Califórnia.
Ela era a “ídala” de um dos leitores deste blog, o multimaratonista Tadeu Guglielmo, que a conheceu depois da corrida em 2010 e tirou a foto do alto desta página.
Naquela oportunidade, Tadeu teve um breve encontro com a senhora, que reproduzo a seguir, em inglês, tal como ele mandou (a tradução é por minha conta):
“Eu a encontrei depois da corrida e tive a honra de beijá-la, depois de uma rápida conversa. “You have a friend or family waiting? (Um amigo ou alguém da família está esperando você?)”, perguntei a ela. “No” (Não), ela respondeu. “We take a taxi? (Podemos tomar um táxi)”, convidei. “No, I’m fine (Não, estou bem)”, disse ela. “I can give a kiss? (Posso beijá-la?)”. E ela: “Of course (Craro, cróvis)”. Congratulations (Parabéns) … Quase larguei tudo e fui para a Califórnia.”
Na manhã de segunda-feira (4/11), Johnson e sua irmã, Faith, de 83 anos, voltaram para o hotel depois de sua tradicional visita à gravação do show televisivo “Today”, no Rockfeller Center (foto abaixo, em que ela aparece com curativo no rosto).
Ela disse que estava cansada e foi tirar uma soneca, deitando sem nem sequer tirar os tênis de corrida. Não acordou mais.
Assim cumpriu sua própria profecia: “Eu sempre digo que vou correr até cair. Vou morrer usando meus tênis de corrida. Só não sei quando isso vai acontecer”.
Descanse em paz.
Essa se foi com dignidade!!!
Um grande exemplo de vida e que serve de exemplo para as pessoas que “já estão mortas” e continuam “vivendo”.
Cara… Essa partiu feliz. Que exemplo!
Bela Materia!
Um exemplo a ser seguido.
[]s
Sergio