Folha de S.Paulo

Um jornal a serviço do Brasil

  • Assine a Folha
  • Atendimento
  • Versão Impressa
Seções
  • Opinião
  • Política
  • Mundo
  • Economia
  • Cotidiano
  • Esporte
  • Cultura
  • F5
  • Classificados
Últimas notícias
Busca
Publicidade

Rodolfo Lucena

+ corrida

Perfil Rodolfo Lucena é ultramaratonista e colunista do caderno "Equilíbrio" da Folha

Perfil completo

Adidas lança tênis diferenciado com preço mais diferenciado ainda

Por Rodolfo Lucena
03/07/13 17:06

Mil reais. Ou, para ser preciso, R$ 999,90. Esse é o preço sugerido para o novo tênis de corrida da Adidas voltado para o que a empresa chama de “mercado premium”. Foi desenvolvido a partir de propostas partidas do Brasil, tendo o usuário brasileiro como alvo, segundo foi dito em coletiva de lançamento nesta quarta-feira.

O que o brasileiro quer?, perguntei eu. “O brasileiro é louco por muito amortecimento e gosta de tecnologia visível”, afirmou Caio Amato, gerente da adidas do Brasil para o mercado de corridas.

E, pelo jeito, também gosta de pagar caro.

Tecnologia visível está clara no Springblade, nome do produto que chega às lojas brasileiras no mês que vem. O nome se refere à sua estrutura de sustentação: uma tradução razoável seria “mola feita de lâminas”.

E é disso mesmo que se trata: a sola do Springblade é um conjunto de 16 lâminas de plástico especial, cada uma delas com um pezinho de borracha não menos especial.  Por causa desse formato, a resposta do tênis ao impacto no solo é uma propulsão à frente. De acordo com o material de divulgação, isso cria “uma sensação de retorno explosivo de energia”.

A estrutura toda me parece muito rígida, mas isso é uma sensação de quem apenas teve o calçado nas mãos (não tinha o meu número para experimentar). Segundo a empresa, o amortecimento é até maior do que no seu topo de linha Boost, e as lâminas são flexíveis e resistentes. Amato disse que o Springblade tem bala para mais de 600 quilômetros.

Pelo menos, a empresa não promete que ele corra por você. Ao contrário, Amato deixou claro que o Boost dá um retorno maior de energia –em outras palavras, o Sprinblade “é mais lento”. Por causa disso, seu uso deve ser mais cansativo, em longas rodagens, que o do atual top de linha no mercado de corridas.

Inicialmente, o Springblade estará disponível no Brasil, nos EUA e alguns países da América Latina.

Mais opções
  • Google+
  • Facebook
  • Copiar url
  • Imprimir
  • RSS
  • Maior | Menor
  • Comentários
  • Facebook

Comentários

  1. RGerio comentou em 06/07/13 at 9:38

    Em resumo, um tenis de corrido cujo mercado alvo é o pessoal que frequenta.. balada! Tecnologia vśivivel por R$ 1 mil reais é pra mostrar status !! Ainda mais quando o tenis só vai ser lançado no Brasil. É triste viver num país em que o consumidor gosta de pagar caríssimos em produtos que não valem o preço.

  2. Décio Pinhatari comentou em 04/07/13 at 18:46

    Ta bom que vou dar 1K num tênis. Nem que eu fosse riquíssimo!
    O custo deste tênis não passa de cem reais, tenha certeza disso.

  3. Alex comentou em 04/07/13 at 17:34

    Esse tênis vai totalmente na direção contrária à tendência mundial de uma corrida mais natural, com tênis com um drop mínimo e com pouco amortecimento.
    Não sou adepto do barefoot running, mas cada vez mais me apaixono pela técnica usada com tênis com drop de 3mm entre calcanhar e peito do pé.
    É pra brasileiro mesmo, pq mil reais em um tênis com tecnologia atrasada, só brasileiro mesmo pra achar legal e comprar…

  4. Mario Jalantonio Filho comentou em 04/07/13 at 14:52

    Rodolfo, na minha opinião eles deviam ter consultado corredores e não usuários. Corredor não R$ 1.000,00 num tênis.

  5. Giselli Souza comentou em 04/07/13 at 12:59

    Faz o teste em um longão de 30km e posta aqui. De cara, achei mais um tênis pra passeio no shopping, como eram aqueles nike shocks, do que pra corrida mesmo…

  6. marcos comentou em 04/07/13 at 9:41

    Nesse caso, tenho certeza que o foco da Adidas não é o corredor, e sim o pessoal que compra o tênis simplesmente por ser caro. Vira moda, assim como nessa matéria:

    http://www1.folha.uol.com.br/saopaulo/2013/05/1284202-tenis-de-r-900-vira-moda-entre-paulistanos-da-periferia.shtml

    Abraço!
    Marcos

  7. Sandro dos Santos comentou em 04/07/13 at 8:33

    Ainda não cheguei ao patamar dos brasileiros que pagam 1.000,00 reais por um par de tênis de corrida. Tenho usado bons calçados na faixa de 200,00 reais, os quais atendem minhas modestas expectativas de corredor amador. Já tentei usar um modelo com tecnologias semelhantes de amortecimento, as tais que são mais visíveis e tudo o mais, porém constatei na prática que realmente “pesavam”, tornando-me mais lento.

  8. JCGoes comentou em 04/07/13 at 8:06

    Tênis que é bom de corrida deveria ser lançado primeiro no Quênia e na Etiópia!

  9. Abel Alves comentou em 03/07/13 at 17:45

    Rodolfo,
    tentei comprar o “boost” nos EUA há um mês, mas não tinha em nenhuma loja! Só vende por aqui?

    []’s

    Abel

Publicidade
Publicidade
  • RSSAssinar o Feed do blog
  • Emailrodolfolucena.folha@uol.com.br
  • FacebookFacebook
  • Twitter@rrlucena

Buscar

Busca
Publicidade

Tags

rocinha corrida rodolfo ocupação morro do alemão video rocinha dondocas tv folha são silvestre adriana aparecida rodolfo lucena rocinha rio de janeiro
  • Recent posts Rodolfo Lucena
  1. 1

    A despedida do blogueiro

  2. 2

    A música da maratona

  3. 3

    Tênis da Nike falha, e queniano vence em Berlim com bolhas e sangue nos pés

  4. 4

    Segundão agora tenta o recorde mundial na maratona de Berlim

  5. 5

    São Silvestre abre inscrições a R$ 145

SEE PREVIOUS POSTS

Arquivo

  • ARQUIVO DE 01/11/2006 a 29/02/2012

Blogs da Folha

Categorias

  • Geral
  • Vídeos
Publicidade
Publicidade
Publicidade
  • Folha de S.Paulo
    • Folha de S.Paulo
    • Opinião
    • Assine a Folha
    • Atendimento
    • Versão Impressa
    • Política
    • Mundo
    • Economia
    • Painel do Leitor
    • Cotidiano
    • Esporte
    • Ciência
    • Saúde
    • Cultura
    • Tec
    • F5
    • + Seções
    • Especiais
    • TV Folha
    • Classificados
    • Redes Sociais
Acesso o aplicativo para tablets e smartphones

Copyright Folha de S.Paulo. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress (pesquisa@folhapress.com.br).