Segundão agora tenta o recorde mundial na maratona de Berlim
25/09/15 09:29A vitória na última maratona de Londres não foi novidade para o queniano Eliud Kipchoge. Ele ganhou quase todas as maratonas em que participou ao longo de sua carreira.
Em Berlim, porém, chegou em segundo em 2013. Perdeu para o compatriota Wilson Kipsang, que então estabeleceu novo recorde mundial –derrubado no ano passado pelo também queniano Dennis Kimetto.
Nem Kipsang nem Kimetto estarão na maratona de Berlim deste ano, neste domingo (27). Eliud acredita que agora chegou sua vez.
Não quer apenas vencer: ambiciona o recorde mundial, já que o asfalto alemão parece ser o palco ideal para a quebra de marcas na maratona –por dez vezes o recorde mundial caiu em Berlim.
Ainda que sua melhor marca tenha uma diferença de cerca de um minuto em relação ao recorde, a tarefa não parece impossível para o queniano. De 2003 a 2012 correu dez vezes os 5.000 m em menos de 13 minutos; na primeira vitória dessa série, derrotou a ninguém menos que os mitológicos Kenenisa Bekele e Hicham El Guerrouj.
“Se tudo funcionar bem em Berlim, algo muito especial pode acontecer”, antevê o corredor, que terá como rivais e companheiros de jornada pela melhor marca do mundo os dois Mutai não parentes –Emmanuel e Geoffrey, ambos listados entre os dez mais rápidos corredores da história.
Também há grandes expectativas em relação à prova feminina. Os organizadores da maratona acreditam que pelo menos duas atletas têm condições de lutar pela quebra da barreira das 2h20 –o recorde mundial, de 2h15min25, parece ainda inacessível para as mulheres que correm nesta década.
Nenhuma das corredoras tem marca abaixo de 2h20, o que pode ser mais um incentivo para elas. A bicampeã Aberu Kebede, da Etiópia, tenta um terceiro ouro, enquanto a queniana Gladys Cherono corre mesmo contra o relógio –mais rápida do pelotão, tem com recorde pessoal 2h20min03.
“As outras competidoras têm mais experiência do que eu, mas estou aprendendo”, diz a queniana, que conta com apenas uma maratona no currículo.
Uma das maiores maratonas do mundo, a prova de Berlim tem 41.224 corredores inscritos.