Punida por doping, russa perde títulos das maratonas de Londres e Chicago
19/08/15 12:56A corredora russa Liliya Shobukhova vai perder os títulos de três maartonas de Chicago e uam de Londres, além de duas conquistas de US$ 500 mil na World Marathon Majors. Flagrada em exame antidoping, ela teve anulados os seus resultados desde nove de outubro de 2009, Segundo decisão da IAAF (a Fifa do atletismo).
Shubokova foi banida em 2014 pela federação de atletismo da Rússia. A IAAF só tomou medidas agora porque precisava que todos os recursos e apelos fossem examinados. A punição vigora até março do ano que vem.
O exame de seu passaporte biológico –registro de dados fisiológicos da atleta—demonstrou curvas hematológicas anormais. A atleta não apenas vai perder seus títulos como terá o registro de seus resultados anulados.
Assim, seu recorde pessoal de 2h18min20 (Chicago, 2011) não é mais válido, e ela deixa de ser considerada a segunda mulher mais rápida da história, atrás de Paula Radcliffe. A honraria agora é da queniana Mary Keitany, com 2h18min37 (Londres, 2012).
Os títulos da WMM passam para a alemã Irina Mikitenko (2009-2010) e a queniana Edna Kiplagat (2010-2011). “Estamos examinando os procedimentos legais para recuperar o dinheiro”, diz representante da WMM. Os organizadores das maratonas de Chicago e de Londres também estudam medidas para minorar seu prejuízo.
Não está claro se os novos vencedores vão receber os prêmios.