Adriana e Franck querem buscar em Toronto o bi do Pan-americano na maratona
25/05/15 11:34O Brasil vai para Toronto com dois campeões pan-americanos da maratona: Adriana Aparecida da Silva e Franck Caldeira tentarão o bicampeonato nos Jogos de julho próximo na aprazível cidade canadense.
Adriana (foto Arquivo Pessoal) conquistou seu título em Guadalajara, a cidade mexicana que abrigou o Brasil na Copa de 1970. Se você não lembra, o dia estava quente pacas e Adriana fez uma prova inteligentíssima: até a terceira das quatro voltas ficou cozinhando o galo, deixando que as ponteiras, uma peruana e uma prata da casa, botassem os bofes para fora na disputa pela liderança.
A partir do km 30, ela começou a ganhar terreno. Por volta do 35, deixou para trás a peruana Gladys Tejeda. Três quilômetros e pouco depois, foi a vez de superar a temível Madaí Perez, que contava com a torcida da casa.
Pois o público se esguelou o quanto pode, mas não foi suficiente para impedir a vitória da brasileira. Era o ano de 2011. Depois, Adriana representou o Brasil na Olimpíada de Londres-2012. E agora volta a levar o verde-amarelo para o asfalto em uma disputa internacional.
Já a história de Franck com o Pan é mais antiga. Sua conquista foi em 2007, no Rio de Janeiro, quando teve uma chegada sensacional. Ultrapassou o guatemalteco Amado Garcia, que liderava a prova, no km 39, e disparou para a vitória, cruzando a linha de chegada com a bandeira brasileira sobre os ombros. Franck também representou o Brasil na Olimpíada de Londres.
Marily dos Santos, a outra convocada pela CBAt para a seleção brasileira de maratonistas que vai a Toronto, também tem história olímpica. A Guerreira das Alagoas participou com galhardia da duríssima maratona dos Jogos de Pequim-2008.
E o segundo brasileiro na maratona é Ubiratan José dos Santos, de Pernambuco. Ele conseguiu o índice ao vencer a maratona de Porto Alegre no ano passado.
Força, coragem, resistência e ótimo ritmo de corrida é o que este blog deseja para os maratonistas que vão representar o Brasil no Pan.