Jovens quarentonas ficam entre as dez primeiras na maratona de São Paulo
18/05/15 09:38Não deu para conquistar uma vaga no pódio, mas as boas colocações entre as dez primeiras na maratona de São Paulo demonstram a dedicação que duas jovens quarentonas oferecem à sua profissão.
Marizete Moreira dos Santos, 40, terminou a dura prova em 2h49min34, na quinta colocação. Foi seguida por Conceição Maria de Carvalho Oliveira, também 40, que completou em 2h57min30.
Bicampeã da prova (2009 e 2010), a baiana Marizete se dedica integralmente às corridas desde 1999. E já chegou chegando, como se diz: venceu a maratona de Curitiba daquele ano. Entre outras conquistas, é tetracampeã da meia maratona de Brasília.
A piauiense Conceição, por sua vez, não fica atrás em conquistas: por vários anos foi campeã do Circuito Brasileiro de Corridas de Rua, além de ter representado o país em campeonato Sul-americano de meia maratona.
Elas são um exemplo de que, apesar de dura, a carreira profissional do corredor de rua pode ser abraçada por adultos experientes, e não apenas por jovens na flor da idade. Ainda que sejam estes os que mais brilhem nas competições esportivas.
O vencedor da prova de ontem, Abel Kipsang, tem 32 anos. O queniano fechou em 2h15min15, seguindo pelo brasileiro Vagner Noronha, que é um ano mais novo: “Não foi nada fácil. O percurso é forte e, por ser minha primeira maratona, tive de me conter para não forçar demais no início e depois acabar ficando fora da briga pelo pódio. Optei por fazer a minha prova e deu certo”, disse o brasileiro, de acordo com despacho divulgado pela assessoria de imprensa da prova.
A campeã do feminino foi Carolyne Komen, de 26 anos, que não tomou conhecimento de sua compatriota queniana Rumokol Chepkan, que tem no currículo o bicampeonato da prova. A melhor brasileira foi a baiana Graciete Santana, de 34 anos, que chegou na quarta colocação. “Uma prova incrível. Participo de maratonas desde 2011 e esse quarto lugar foi muito positivo”, disse.