Brasileira pioneira da maratona recebe homenagem nos Estados Unidos
15/05/15 10:14Eleonora Mendonça fez muitas coisas na vida: foi empresária, organizadora de corridas, divulgadora do movimento olímpico. Acima de tudo, foi e é uma corredora de longa distância, dona do espírito que caracteriza esse tipo de atleta.
Pois agora a brasileira também é umas raras pessoas homenageadas no Hall of Fame, a sala da fama da corrida de Monte Washington, nos EUA.
Única representa do Brasil na primeira maratona olímpica femina, Eleonora vive há muitos anos nos Esatdos Unidos, onde também competia em seus anos de corredora de elite, nas décadas de 1970 e 1980.
Por três edições seguidas, de 1976 a 1978, ela venceu a dura corrida que sobe até o topo do mais alto pico do nordeste norte-americano. Em duas oportunidades, estabeleceu novo recorde no trajeto –ela e a norte-americana Chris Maisto são as únicas mulheres multirrecordistas do trajeto.
“Não posso esquecer a vista maravilhosa que tinha enquanto subia a montanha. A beçleza da paisagem me ajudou a prosseguir até o topo”, disse ela aos organizadores do evento.
Com outros homenageados, ela participou de uma cerimônia em que compareceram vários veteranos que são praticamente uma lenda no mundo das corridas –na foto do alto, publicada na página de Eleonora em uma rede social, ela aparece ao lado de Bill Rodgers, tetracampeão das maratonas de Nova York e de Boston.
Eu já tive a oportunidade de fazer uma longa entrevista com Eleonora Mendonça. O texto foi publicado na antiga versão deste blog, que você pode conferir CLICANDO AQUI