Copiloto da Germanwings era entusiasta de corridas de rua
27/03/15 13:51Andreas Lubitz, o copiloto da Germanwings que teria deliberadamente derrubado o avião que conduzia, era um entusiasmado corredor amador.
Segundo registros públicos, ele participa há anos de corridas de rua. Em 2007, por exemplo, ele foi um dos cem primeiros –mais precisamente, conquistou o 72º lugar—entre os 780 corredores que participaram de uma corrida de 10 km que celebrava o Ano Novo na cidade alemã de Montalbar.
Depois passou a se dedicar a provas mais longas: em 2009, correu uma meia maratona em Hamburgo. E virou fã da meia maratona da Lufthansa em Frankfurt, participando dela em pelo menos três anos seguidos, a partir de 2011, com tempos variando de 1h37 a 1h49 (na foto, é a edição de 2013).
Enfim, como já tive oportunidade de dizer em palestras e escritos, ser corredor não dá a ninguém diploma de bom moço, bom caráter nem muito menos garantia de sanidade mental. Há entre nós gente que corta caminho, patrões sanguessugas, trabalhadores malandros, ladrões, assassinos, corruptos e toda a laia de gente-desastre que integra qualquer grupo humano.
Ah, antes de terminar, aproveito para agradecer ao meu amigo, colega de faculdade e grande jornalista Mario Marona, que me chamou a atenção para o aspecto esportivo da vida do senhor Lubitz.
O Senhor me desculpa, mas ser um corredor de rua já é um indício razoável de prova de que ele não era depressivo coisa nenhuma, muito menos suicida… debaixo desse “angu” tem caroço!
Em qualquer grupamento humano há todo tipo de pessoas, das mais demoniacas às mais angelicais. Nunca devemos achar que nosso grupo, por ser isso ou aquilo, está acima do bem e do mal….