Garoto de 16 anos vence mais velhos na Copa Brasil de cross country
09/02/15 12:13O domingão foi de muito suor e lama no Parque Ecológico do Tietê, onde aconteceram as provas da Copa Brasil de cross country.
Lá estavam alguns dos melhores corredores brasileiros do asfalto, como os campeões do Circuito nacional do ano passado. Mas a maior atração acabou sendo a corrida dos juvenis, e não as provas tidas como principis, dos adultos.
Isso por causa do desempenho de Daniel Ferreira do Nascimento, que tem apenas 16 anos –é, portanto, da categoria menor. Mas,de olho no calendário deste ano, resolveu correr entre os mais velho, os juvenos, de até 19 anos. E se deu bem: levou o ouro na prova de 8 km e uma vaga para o Pan da modalidade, que será disputado neste mês na Colômbia.
“O objetivo é mesmo correr entre os atletas mais velhos e buscar maior evolução”, disse Daniel, que foi campeão brasileiro e sul-americano de menores (até 17 anos) de cross country no ano passado (foto Fernanda Paradizo/CBAt).
O percurso difícil, com subidas, descidas e muito barro, foi um desafio ainda maior no início da tarde por causa do aumento da temperatura para 28 graus e sol forte. O circuito, com obstáculos naturais como tronco de árvores e regiões alagadas, teve 2 km.
No juvenil feminino, a vitória foi de Ana Paula Feitosa. “Estou muito feliz por ter mantido um ritmo constante e, principalmente, por ter vencido”, comemorou Ana Paula, que havia sido vice-campeã na edição do ano passado, em Timbó (SC).
Entre os adultos, os campeões foram Gilberto Silvestre Lopes e Cruz Nonata da Silva.