Quatis brilham no cenário da Copa Brasil de Cross Country
06/02/15 09:35Quatis em penca, com famílias inteiras atravessando o asfalto, e brincalhões macacos-prego fazendo acrobacias em uma ilha privada são algumas das atrações do Parque Ecológico do Tietê, onde neste domingo será realizada a Copa Brasil de Cross Country.
É a primeira vez neste século que o Brasileiro acontece na capital paulista. O campeonato é realizado desde o final da década de 1980. No domingo, haverá disputas em três categorias (adulto, juvenil e menores), sempre com provas para homens e mulheres.
Não há prêmios em dinheiro, mas a Copa Brasil é seletiva para a Copa Pan-Americana, que será realizada neste mês na Colômbia. Serão convocados 22 atletas: os quatro primeiros colocados nas categorias adulto (masculino e feminino) e juvenil (até 19 anos), mais os três primeiros entre os menores (até 17 anos), também no masculino e no feminino.
Por isso mesmo, as corridas deverão ser “quentes”. E atraíram um grande número de atletas: há mais de 400 inscritos. “Teremos um evento muito forte”, prevê o superintendente técnico da CBAt, Martinho Nobre dos Santos.
Lá estarão os melhores corredores brasileiros do asfalto, tentando mostrar que também são bons na grama, na terra e na lama. Campeões do Ranking de Corredores de 2014, Sivaldo Santos Viana e Fabiane Cristina da Silva são alghuns dos “nomões” da disputa.
Eles enfrentarão forte concorrência.
Entre as mulheres, além de Fabiane, alguns dos destaques devem ser Cruz Nonata, campeã do Troféu Brasil nos 5.000 m e nos 10.000 m, e Juliana Paula Gomes dos Santos, campeã dos 1.500 m no Pan Rio-2007 e mulher de Marílson Gomes dos Santos, mais famoso maratonista brasileiro. Além delas, Sueli Pereira, tri-vice da Copa Brasil, vem com tudo para, desta vez, conquistar o título.
Sivaldo também não terá vida fácil na prova masculina. Vai enfrentar especialistas na grama, como Antônio Wilson e Antonio Ribeiro, campeão e vice do Estadual de cross do Rio de Janeiro. Outros na disputam Wellington Bezerra da Silva, Leandro Prates Oliveira e Rafael Santos de Novais.
Para acompanhar a Copa Brasil, há que chegar cedo. As corridas mais importantes serão realizadas pela manhã: às 8h será dada a largada da prova feminina (adultas); a prova masculina começa às 9h15. As mulheres correm 8 km; os homens, 12 km –as mesmas distâncias usadas no Mundial da modalidade.
Para saber mais, consulte AQUI o site oficial do evento.
Para saber mais sobre o parque, confira AQUI a visita que fiz por lá durante meu percurso de 460 km por São Paulo.