Ex-mexicano olímpico vira campeão norte-americano da meia maratona
19/01/15 13:54Diego Estrada, que defendeu o México nos 5.000 m na Olimpíada de Londres-2012, sagrou-se neste domingo campeão norte-americano da meia maratona. Ele venceu a prova realizada em Houston, Texas, com o respeitável tempo de 1h00min51.
Visto em perspectiva histórica, essa marca não é grande coisa: a meia maratona já foi corrida em menos de uma hora mais de cem vezes. Neste ano, porém, iguala o melhor tempo até agora registrado pela IAAF (a Fifa do atletismo) no mundo; e é o melhor tempo de um norte-americano nesta década –Ryan Hall fez59min43 em 2007.
Estrada, que nasceu no México em 1989 e migrou com a família para os EUA quando tinha 13 meses, fez seu debute da distância. O que significa que ainda pode melhorar muito, aprendendo a dosar melhor suas forças.
“Eu sabia que poderia correr rápido as primeiras dez milhas (16 km) porque tinha feito isso em treinamento. As outras três (ou últimos 5 km) é que eram desconhecidas. Quando o pelotão reduziu o ritmo na primeira delas, eu pensei: `Legal, esta corrida é minha. Se alguém quiser vencer vai ter de correr muito`.”
Ninguém conseguiu, e ele só aumentou a diferença, fechando com quase um minuto de vantagem sobre o segundo colocado. Agora, vai tentar mais uma vez o sonho olímpico.
Estrada se naturalizou norte-americano em 2011, querendo representar os EUA nos Jogos de Londres. Por questões burocráticas, acabou sem ter permissão das autoridades do atletismo do país e representou seu país natal na Olimpíada. Agora, pretendo vir ao Rio-2016 por sua pátria de escolha.
Por seu lado, a nova campeã norte-americana da meia maratona também tem experiência olímpica. Como Estrada, Kim Conley disputou a prova dos 5.000 m nos Jogos de Londres. No domingo, venceu em 1h09min43. Tanto ela quanto o campeão levaram mais de US$ 13 mil em prêmios. Pode não parecer muito em relação aos prêmios das grandes maratonas, mas é melhor que nada…