Conheça as cinco maratonas mais rápidas do planeta
12/12/14 16:32O título deste post é verdadeiro. Se você ler estas linhas, em breve vai saber exatamente quais são as cinco mais rápidas maratonas do planeta.
Só tem um porém.
Elas não são as mais rápidas maratonas do planeta.
Ou, dizendo de outra forma, elas são as mais rápidas do planeta, mas –ah, essa bendita (ou maldita) conjunção adversativa)– segundo um determinado critério. É possível que, seguindo outros critérios, encontremos outros resultados.
Mas, como esse aqui já estava pronto, resolvi obedecer à lei do menor esforço e trazê-lo logo para sua leitura e avaliação. Afinal, sempre pode ser um tópico de conversa depois de um treinão de fim de semana ou na mesa de um bar que sirva sucos naturais para corredores.
Bueno, sem mais delongas, vou logo contando quem é o pai da criança. Trata-se de um veterano corredor italiano, Orlando Pizzolato, bicampeão da maratona de Nova York (1984-1985). Se pá, você nem era nascido ainda…
Bueno, e eu fiquei sabendo da tabela que ele compilou via rede social ao ver um post em uma rede social; peço desculpas ao dono da mensagem original, pois já não consegui encontrá-lo para fazer aqui a devida citação. De qualquer forma, se aparecer, eu conto aqui.
Depois de todo esse prolegômeno, já está na hora de revelar as cinco maiores. Não sem antes esclarecer os critérios de seleção feitos pelo nosso amigo Pizzolato: ele fez a média dos dez melhores tempos na história de cada uma dessas maratonas.
Outros critérios possíveis: a média do total dos concluintes, a mediana dos concluintes, a média da média do total dos concluintes nos últimos dez anos. Enfim, cada cabeça uma sentença.
Resultado: tchan-tchan-tchan-tchan-tchan… A montanha pariu um rato… Por esse critério, claro que a maratona de Berlim, onde cinco recordes mundiais foram quebrados nos últimos dez anos, tinha de ser a primeira. A média dos dez melhores resultados lá obtidos é de 2h03min55.
A seguir vem Chicago, com 2h04min40, seguida de perto por aquela que alguns podem considerar a surpresa da lista: Dubai, com 2h04min46.
Completando as cinco primeiras vêm Roterdã, com 2h04min52, e Londres, com 2h05min04.
Elas lideram o ranking porque têm percurso plano, são realizadas em clima em geral favorável à corrida de longa distância, e seus organizadores sabem escolher muito bem seus atletas convidados. E pagam muito bem.
Sempre há chances de imprevistos: já tivemos tempo quente em Chicago e Berlim, por exemplo. Mas claro que são provas muito legais para quem gosta de mandar ver. Outras opções também rápidas são as provas de Frankfurt, Amsterdã e Paris. Boston aparece à frente delas, mas é por causa de alguns resultados muito fora da curva que ocorreram lá.
Se você quiser ver todos os resultados compilados pelo corredor italiano, o site dele está AQUI. Recomendo a visita, pois o site é cheio de coisas. E vale a pena conhecer um pouco mais desse campeão de décadas passadas.
Pretendo fazer uma ou mais quem sabe, dessas cinco Maratonas, pois na Maratona de São Paulo, Sem muito treino, em 2013 fiz 03″17’30 o que me faz pensar, conseguir um resultado sub 3hs o que ficaria muito contente, já que estas são favoráveis a quebra de recordes.
Com certeza, treinando bem e descansando bem, em qualquer uma delas você conseguiria reduzir bem o seu tempo em relação ao realizado na maratona de são paulo