Ator Shia LaBeouf faz metamaratona na Holanda
28/11/14 14:30Você sabe o que é uma metamaratona?
Se não sabe, não fique triste. Eu também não tinha a menor ideia até minutos atrás, quando me deparei com a notícia que deu origem a este texto.
O famoso ator de Hollywood Shia LaBeouf, estrela de “Transformers” e com atuação em filmes como “Wall Street” e “Ninfomaníaca”, também conhecido por suas performances, realizou uma metamaratona em Amsterdam.
Não encontrei no dicionário definição de metamaratona, mas, conhecendo o prefixo, dá para ter uma ideia do significado: trata-se de uma maratona sobre uma maratona. E foi isso o que fez nosso ilustre enfant terrible.
Eis senão quando o museu Stedelijk resolveu fazer um seminário intensivo sobre a momentosa temática “A percepção do mundo pela geração dos anos 1980, bombardeada pela midia social onipresente e pelo culto às celebridades”.
Já se viu que o assunto é profundo. Mais ainda a turma envolvida: o simpósio de 12 horas, intitulado #metamodernismo, teve a presença de 600 filósofos, pensadores e artistas do mundo todo.
E o LaBeouf tratou de corporificar essa maratona de debates correndo uma maratona particular, fazendo nada menos que 144 voltas em torno do museu.
Em muitas delas, foi acompanhado por pessoas do público, como na foto acima (AFP/Jan Hennop), em que veste calças de corrida justinhas azuis (nos textos que vi, chamavam a cor de púrpura, mas nananina) e camiseta regata verde, com número de peito e tudo, como se estivesse em uma prova.
O ator carrega nas mãos um bastão como os usados em corridas de revezamento e passa a cada volta pelo pórtico de largada e chegada.
Tudo isso aconteceu em setembro passado, mas eu só vi a história há pouco, quando estava fazendo uma pesquisa na internet e não sei por que cargas d`´agua o buscador sugeriu esse item de notícia.
Então, como para mim é novidade, tratei de compartilhar a história com você.
E você, já fez uma metamaratona?
Ou metaqualquercoisa?
Acho que o mais comum é termos metassonhos, sonhos em que sonhamos estar sonhando; os quadrinhistas gostama de fazer histórioas em quadrinhos sobre histórias em quadrinhos, em que os personagens de histórias em quadrinhos acham que estão numa história em quadrinho.
Bueno, já deu para entender a mensagem.
Meta-abraço para você!