Passeio e corrida mostram rios invisíveis de São Paulo
13/11/14 19:26Será realizada neste domingo (16) em São Paulo a primeira etapa de um circuito de corrida e caminhada que parece muito interessante: tem como objetivo mostrar aos participantes os rios que a cidade escondeu ao longo de seu processo de desenvolvimento.
A corrida e a caminhada são filhotes de um projeto que começou em 2010, a Iniciativa Rios e Ruas, dedicada ao estudo da malha hidrográfica de São Paulo.
“O desenvolvimento urbano de São Paulo soterrou nos últimos cem anos cerca de 1.500 km de rios e retificou trajetórias de outros, como a do rio Tietê, que tinha curvas. A população paulistana foi levada a acreditar que os rios são inimigos do cidadão, por provocar mau cheiro, doenças, inundações, por impedir a ocupação e prejudicar o fluxo do trânsito”, afirma Charles Groisman, organizador do circuito.
No evento, os participantes serão acompanhados por educadores que vão dar informações sobre nascentes de rios, lagos e riachos da cidade. A caminhada será de 3 km, e a corrida, de 5 km.
A primeira etapa, que larga às 7h30 deste domingo, será no Parque Ecológico do Tietê. Na segunda etapa, no dia 30 de novembro, a expedição partirá do Zoológico e percorrerá as nascentes do rio Ipiranga. A última, programada para o dia 14 de dezembro, vai explorar o entorno do Vale Anhangabaú, o Centro Histórico da cidade.
Para saber mais e verificar informações sobre preços e inscrições, consulte o site oficial do evento, AQUI.