Corredor se engana sobre causas de lesões, diz estudo
26/09/14 06:51Tênis (supostamente) inadequados e falta de alongamento são as principais causas de lesão em corredores, segundo acreditam os próprios corredores.
Você, esperto leitor, atenta leitora, já percebeu que aquele supostamente entre parênteses que coloquei na frase acima já indica que não acredito muito nem na adequação dos tênis nem nas crenças dos corredores.
A ciência –ou, pelo menos, os estudos científicos de que se temo notícia—está do meu lado.
“Não há comprovação de que alongar antes ou depois dos treinos, assim como usar tênis adequados, reduza o risco de lesão”, informa o doutor Alexandre Lopes, professor do curso de mestrado e doutorado em fisioterapia da Universidade Cidade de São Paulo (Unicid). Ele coordenou um trabalho de campo que entrevistou 95 corredores amadores (65 homens e 30 mulheres), entre 19 e 71 anos, moradores de São Paulo.
Quando recebi o material de divulgação desse estudo, achei a pesquisa meio inútil. Afinal, qual a importância da opinião dos corredores sobre as causas de suas lesões? Aparentemente, isso pode servir de base para ações eductaivas, me disse o professor Lopes:
“Uma das grandes críticas que se faz à área acadêmica é o distanciamento da “prática”. Muitos estudos, inclusive na área de lesões na corrida, são feitos sem levar em conta o que pensam os principais beneficiados dos estudos. Visto que as opiniões e crenças dos corredores têm sido sugerido como fator chave para a prevenção de lesões, o objetivo deste estudo foi o de exatamente procurar entender o que os corredores pensam sobre “lesões na corrida”. Acreditamos que esse melhor entendimento pode ser útil para a elaboração de programas de prevenção de lesões, assim como auxiliar no tratamento destas lesões.”
É bom que se diga que os corredores não são absolutamente ingênuos a respeito de seus problemas, totalmente crentes no marketing de empresas de material esportivo. Apesar do engano sobre as causas principais, eles deixam claro que a lesão é resultado de múltiplos fatores –chegaram a apontar 60 causas de problemas.
Causas que apareceram com mais frequência foram não respeitar o limite do corpo, mudanças na pisada, excesso de peso, excesso de treino, falta de aquecimento e dieta inadequada.
Aí já há um melhor casamento com o conhecimento científico estabelecido: pesquisas apontam o treinamento excessivo e o desrespeito aos limites do corpo como fatores de risco.
A pesquisa ouviu 95 atletas amadores, praticantes de corrida há pelo menos seis semanas, com volume mínimo semanal de 10 km. Em média, os entrevistados corriam havia 5,5 anos e 45% deles já tinham sofrido alguma lesão no passado.
Vixe, pesquisa no Brasil é muito bom mesmo, algo digno de confiança, uma pesquisa com 95 corredores, 6 semanas, 10 km por semana, no mínimo,,, eu teria vergonha de publicar uma pesquisa dessa no jornal.
Joao Carlos
Pos Educação Fisica
Professor
Realmente, nós corredores temos no sangue a vontade de correr e um plus, eis a questão: superar sempre o limite, querer sempre mais…se pudesse corria de manhã e de tarde…Impossível parar por que estamos sentindo uma simples dorzinha…que nada quando aquece pára de doer….e assim vai até que um dia não consegue mais nem andar.
Bem pertinente o post, Rodolfo. Eu tive canelite e fratura por estresse por aumento de volume de treino e excesso de peso e aprendi, na prática, que alongamento, tênis com pisada A ou B é tudo mentira. O que funciona SEMPRE é um treino progressivo, seja de volume ou velocidade, além de um trabalho casado de fortalecimento e um fisioterapeuta esportivo de confiança.
Sou corredor e atesto que o tenis não é o unico mas um dos principais motivo de contusões baseado na experiencia e no filling de um ex maratonista e hoje corredor de lazer.Não concordo em minimizar a importancia dos calçados pois eles são a extensão do corpo numa atividade esportiva em especial a corrida.