Confira dicas para correr nas ruas com mais segurança
25/08/14 13:32Vestir roupas claras e chamativas, rodar na contramão e nunca usar fones de ouvido são algumas das medidas de segurança que corredores devem tomar quando usam as ruas das cidades como palco de treinamento.
É o que diz a minha experiência, corroborada pela sabedoria de vários treinadores com quem conversei: Vanderlei Severiano, o “Branca”, talvez o principal técnico de ultramaratonistas do país; o experiente Wanderlei Oliveira e o também veterano Luís Eduardo Tavares, além de Nélson Evêncio, presidente da ATC, a Associação dos Treinadores de Corrida de São Paulo.
Cada um falou uma coisa; algumas dicas se sobrepuseram. Ao fim e ao cabo, a receita de medidas a tomar para reduzir os riscos de correr na rua ficou assim:
1. Estar sempre visível (roupas claras, refletivas), principalmente se for correr de madrugada ou à noite
2 – Evitar usar fone de ouvidos, pois reduz a atenção trânsito
3 – Correr sempre na calçada (requer alguns cuidados e atenção com as elevações), é mais seguro e faz com que o ritmo seja mais devagar
4 – Quando a calçada não estiver em condições e você for correr em alguns pontos na rua, observe qual sentindo mais seguro em que deverá correr. De preferência no sentido contrário da via. Observe se a via não é muito estreita.
5 – Evitar dar as costas para o trânsito em vias muito movimentadas (a visualização pode ajudar caso algum motorista perca a direção)
6 – Atravessar as ruas sempre na faixa de pedestres
7 – Respeitar a sinalização de trânsito, especialmente os semáforos; mesmo o semáforo estando vermelho para o veículo, você deve aguardar
que os veículos parem para você atravessar. Não confie somente nos
sinais, observe o fluxo de veículos
8 – Nunca confiar totalmente nos condutores de veículos. A prioridade é a sua segurança física. Corra sempre na defensiva e tente prever o que pode acontecer em cada momento em que passar: cruzamentos, curvas, descidas etc.
9 – Levar celular e xerocópia de documentos, mais algumas
informações básicas, como endereço e contato em caso de emergência
10. Avisar alguém qual o percurso que planeja seguir
Caro Rodolfo, gostei de todas as dicas, menos esta de correr na contra mão. Muitas vezes o motorista não espera que algo vá aparecer na contra mão. A disputa por espaços é real, mas correr na rua é muito perigoso.
Eu acrescento ainda, devido à “modernidade”, cuidado redobrado com o motorista q usa celular ao dirigir…