Emoção e espírito fraterno marcam homenagem a corredor morto na USP
23/08/14 12:37Uma cerimônia emocionante, na manhã deste sábado, celebrou as homenagens de amigos, parentes e corredores em geral à memória do maratonista Alvaro Teno, atropelado e morto na semana passada enquanto treinava nas alamedas da Cidade Universitária.
A manifestação começou logo cedo, quando a viúva e os filhos de Teno, mais amigos e colegas de clube, saíram do Paineiras, no Morumbi, em caminhada em direção à USP. Em silêncio, mas carregando cartazes em memória do amigo perdido, o grupo fez o percurso em segurança. A maioria vestia camiseta preta estampada com a foto do senhor Teno.
Enquanto isso, na USP, o treino de grande número de corredores também valia como homenagem ao atleta morto. Muitos vestiam preto, alguns com a palavra “luto” escrita na camiseta.
Às 9h, corredores avulsos e o pessoal da caminhada se encontraram na praça do Relógio, onde aconteceu a concentração (na foto, filhos e a vúva de Teno). Nos cartazes, a mensagem que todos traziam no peito: “Respeito ao atleta de rua” e “Não à impunidade no trânsito”.
Um dos organizadores da homenagem disse algumas palavras, destacando que aquele movimento era uma manifestação pacífica, sem vínculos políticos nem preconceitos, em defesa da vida e da paz. Depois os manifestantes se deram as mãos e fizeram juntos uma oração.
A família, abraçada, foi para o centro do grupo. E os corredores todos, a pequena multidão ali reunida, se deram os braços e, como se fossem um só corpo, abraçaram a viúva e os filhos de Alvaro Teno.