Morre a ultramaratona BR 135; nasce a superultra BR 135+
28/07/14 09:50A notícia chocou a comunidade de ultramaratonistas brasileiros: depois de dez anos de desafios inclementes, morreu a BR135, considerada por alguns a mais difícil ultramaratona do país, realizada nas serras de Minas, passando também por território paulista.
Se foi a mais difícil, não posso dizer, pois não corri nenhumazinha de suas edições, cada uma com histórias fantásticas a transmitir –na primeira, por exemplo, houve apenas um participante, o próprio inventor da prova, seu idealizador, diretor e mantenedor ao longo de todo esse período, Mario Lacerda.
O que posso dizer, creio que sem medo de errar, é que provavelmente foi a mais importante prova do gênero do pais. Não pelo número de participantes, porque há outras ultras mais populosas, ainda que de gênero diferente. Mas sim pela repercussão internacional: durante um período, completar a BR 135 (Brazil 135) servia para carimbar o passaporte para dizer presente na Badwater 135, esta tida como uma das mais exigente provas do mundo.
Independentemente de ser a mais isso ou a melhor aquilo, o certo é que a BR 135 caiu no agrado dos ultras barra pesada do país, do pessoal que gosta de montanha, que enfrenta o sofrimento sorrindo, que corre para se divertir –estranha diversão essa, dirão alguns!
O 135 do nome se refere ao número de milhas do percurso –como falei antes, a prova fazia parte de um circuito internacional. Depois de alguns anos, surgiu no mesmo circuito, na mesma hora de largada, na mesma tudo (ou quase tudo), a Brasil 217, o número agora referente à quantidade de quilômetros (igual à de milhas, por suposto). A diferença é que a Brasil tinha tempo de corte maior do que a Brazil, e não era seletiva para a Badwater.
Houve também provas em duplas e trios.
Bueno, agora muda tudo. Em 2015, já não haverá a BR 135. O organizador, Mario Lacerda, me disse que já estava ficando tudo muito fácil, automático para ele, que resolveu colocar a si mesmo um desafio ainda maior: organizar prova ainda mais longa e, provavelmente, mais difícil.
Assim, no próximo janeiro, nasce a BR 135+, na distância de 175 milhas ou 281 quilômetros, indo de São João da Boa Vista até Campos do Jordão, Estado de São Paulo. Não há ainda detalhes do percurso, a não ser que deve passar pela Subida do Quebra-Perna, cujo nome é suficiente para ilustrar seu grau de dificuldade (a foto acima foi publicada nas redes sociais pelo embaixador da prova Jarom Lee Thurston).
Bueno, os interessados que se preparem. Tomara que tudo saia bem e que ninguém se machuque.
nao tive a oportunidade de correr a br 135 espero que agora eu possa ter esta oportunidade eu ate me escrevir na edicao passada mais nao tive minha inscricao aceita nao sei qual o quiterio adotado ja faco ultra algum tempo e tenho alguns resultados razuaveis espero que seja uma prova que venha para ficar
Apenas uma correção, São João da Boa Vista fica no estado de São Paulo, divisa com Minas Gerais.