Corrida divulga importância da doação de sangue
02/07/14 10:09Correr é um ato de entrega. Quando a gente vai para a rua, está se expondo para o mundo, de peito aberto, querendo ver o que rola no asfalto e mostrando o que tem de melhor: disposição de vida.
Talvez seja por isso que muitas corridas se mesclem a eventos benemerentes, incentivando a boa vontade dos atletas, seja para ajudar financeiramente alguma entidade beneficente, seja para divulgar informações sobre doenças ou medidas que interessem ao bem comum.
É esse o caso da Corrida e Caminhada Pró-Sangue, que será realizada no dia 20. Ela pretende ser uma arma para divulgar informações sobre a doação de sangue e conquistar novos doadores nessa população saudável e generosa que é a dos corredores de rua.
Aliás, muitos de nós já fazemos isso, por conta própria e sem divulgação. Algumas equipes fazem disso uma atividade comum, como o projeto Vida Corrida, que reúne corredoras do Capão Redondo e organiza doações coletivas pelo menos duas vezes por ano.
Qualquer pessoa com boa saúde, entre 16 e 67 anos de idade e com mais de 50 kg de peso, pode ser doadora de sangue. Claro que há restrições –eu fiquei seis meses sem poder doar depois de ter levado uma mordida de cachorro–, que você pode conferir com mais detalhes no site da Fundação Pró-Sangue, AQUI.
O mais legal de doar sangue é o resultado: quatro vidas podem ser salvas com cada doação de sangue, segundo a Fundação.
O processo dura cerca de uma hora, incluindo cadastro, triagem e espera, e o volume total de sangue a ser doado não pode exceder 8 ml/kg de peso para as mulheres e 9 ml/kg de peso para os homens. O volume máximo admitido para uma doação é de 450 ml ± 50 ml.
A doação de sangue não engrossa nem afina o sangue. Também não provoca perda ou ganho de peso. Mulheres podem doar sangue mesmo no período menstrual.
Na corrida não haverá coleta de sangue. Conversei com médicos do Pró-Sangue, que disseram o seguinte: corredores que vão participar da prova e estão interessados em doar sangue devem fazê-lo no seguinte ao da corrida ou nos dias subsequentes, não antes da corrida.
Além da corrida de 10 km, haverá caminhada de 3 km. A largada e a chegada serão em frente ao estacionamento da Assembleia Legislativa, na região do Ibirapuera. A partida é às 7h30 e as inscrições estão abertas até o próximo dia 17 no site oficial da prova, que você confere clicando AQUI.