Corrida três-em-um tenta romper mesmice
06/06/14 09:54Com raras exceções, não costumo apresentar corridas aqui. Mas, como você sabe, de vez em quando falo de alguma prova que considere diferente, curiosa, inovadora ou benemerente.
Isso não significa endosso de minha parte à prova nem que eu ache que a organização seja boa –em grande parte das vezes, a corrida em questão acontece pela primeira vez.
Dito isso, comento uma novo estilo de prova que tenta romper a mesmice dos circuitos de rua de São Paulo e Rio.
A bem da verdade, os locais escolhidos para a corrida são velhos conhecidos dos corredores e têm sido palco para um sem número de provas: o Jockey Club, em São Paulo, e o Aterro do Flamengo, no Rio.
O formato, porém, é diferente.
Trata-se de uma prova três-em-um –ou, para a maioria dos participantes, como veremos a seguir, dois-em-um. Ela vai testar não apenas a velocidade dos participantes como também sua resistência: não por acaso, foi batizada de Endless Run (corrida sem fim).
O nome, como é óbvio, não passa de um expediente de marketing, a começar pelo uso de idioma estrangeiro, que para alguns parece chique, bacana , modernoso. Para este blogueiro, como já disse várias vezes, trata-se de uma grande bobagem. Nossa língua é nossa pátria, alerta o poeta (“minha pátria é minha língua); além do mais, o português é belo por demais e merece ser usado como nome próprio, verbo e complemento em todos os momentos da vida.
A bobagem vai ao cubo se analisamos o conteúdo do nome –corrida sem fim. Claro que ela tem fim –e, para alguns, o final chega antes.
Explico e já conto qual é a novidade dessa tal Endless Run.
Ela vai oferecer três distâncias, 10 km, 5 km e 1km, que serão disputadas no mesmo dia e em sequência, com um certo intervalo separando cada etapa. Todo mundo participa das duas primeiras etapas, mas só os com os melhores tempos líquidos acumulados (soma das duas primeiras provas) se enfrentam na hora da velocidade, a prova de 1 km –nesta, há apenas 150 vagas, cem para homens e 50 para mulheres).
Haverá um espaço especial para os corredores fazerem sua recuperação entre as provas. O festival de corridas começa com a prova mais longa, com largada às 7h e duração máxima de 1h30. Às 9h sai a prova de 5km. Uma hora depois é a largada do tirão de 1 km.
Essa prova marca também a entrada da Adidas no circuito de corridas de propriedade de marcas –a Asics já tem um circuito de meias maratonas, assim como a Mizuno. O homem e a mulher com os melhores tempos na soma total das corridas ganham uma viagem, com acompanhante, para participar de uma maratona internacional patrocinada pela marca no ano que vem. Os vencedores da prova de 1 km também levam o mesmo prêmio.
Não é obrigatório usar equipamento da marca para participar, basta pagar a inscrição, que vai custar R$ 150. O registro abre no próximo dia 19, e as provas serão realizadas em 14 de setembro, em São Paulo, e 19 de outubro no Rio de Janeiro.
interessante, que seja bem vindo as mudancas… pena que neste dia estarei indo para a meia das cataratas em foz