Fisiologista Renato Lotufo, 58, morre em São Paulo
28/05/14 09:46O corpo do fisiologista Renato Lotufo será enterrado hoje em São Paulo, depois de velório na casa de um familiar. Lotufo tinha 58 anos e morreu ontem em uma clínica particular onde estava internado havia alguns meses. Ele sofria de uma doença degenerativa chamada afasia progressiva primária, que tem sintomas similares ao mal de Alzheimer.
Lotufo foi um dos mais importantes fisiologistas do país, com uma carreira destacada na seleção brasileira e no Corinthians.
“É uma grande perda. Lotufo foi um dos precursores, ao lado do Turíbio (Leite de Barros), no São Paulo, da fisiologia aplicada ao esporte”, disse Paulo de Faria, ex-médico do Corinthians.
Desde ontem, parentes, amigos e conhecidos vêm deixando mensagens na página de Lotufo no Facebook. “Disposto a nos ensinar, não mediu esforços pra me ajudar a entender o enigma fisiológico da máquina humana dentro do espectro da fisiologia do exercício e do esforço”, escreve um ex-aluna.
Como lembrança dele, deixo aqui uma imagem de um de seus momentos de alegria, o casório com Rosana (foto Arquivo Pessoal, publicada na página dele).
Em 2002, passei por uma avaliação física com ele, que me pareceu uma pessoa totalmente focada em resultados, tratando o corredor amador como se fosse profissional. A impressão que tive foi a de que ele se dera a missão de obter de cada um o máximo de desempenho possível.
Em 1995, lembra o jornalista e corredor Vicent Sobrinho, Lotufo participou da preparação dos ultramaratonistas que, sob o comando do treinador Wanderlei de Oliveira, participaria do Mundial da modalidade no ano seguinte, em Moscou. Lotufo acompanhou o grupo na disputa.
Deixa mulher e três filhos.
grande amigo na época da ESCOLA PAULISTA DE MEDICINA,GRANDE PERDA .
DESCANSE COM DEUS.
ABRAÇOS Á FAMÍLIA
SILVANA
Tive a grande oportunidade de ter o Dr. Lotufo como orientador da minha época de atleta. Era um grande homem, forte no que fazia e carismático no trato. Conforto à família.
Meus profundos sentimentos! qye Deus o tenha
Lamento profundamente a morte do Lotufo, que juntamente com Turíbio colaborou na revista Contra-Relógio em seus primeiros anos, com artigos sobre fisiologia.
Mais uma perda irreparável, foi ele que em 2004 identificou meu problema coronariano e que me ajudou no pós infarto em 2005, em 2006 nossa ultima matéria juntos na Globo sobre minha preparação para a maratona de SP 2006. TUDO que sei sobre fisiologia devo a ele, que Deus o tenha e conforte toda familia. Nao consigo saber onde sera o enterro. lucena, me ajuda?
Pessoas como ele merecem nosso respeito. Deus tenha piedade e o acolha junto a si. Condolências à família.