Passeio de bicicleta tem rota gratuita no Ibirapuera
19/05/14 08:20Pois é, a gente vive anos e anos em São Paulo e às vezes passa ao largo de coisas bacanas da cidade, mesmo tentando estar ligado no que o povo anda fazendo…
Falo deste seu blogueiro, que até alguns dias atrás nunca tinha ouvido falar do Bike Tour SP, uma iniciativa muito legal para promover o turismo pedalado na cidade.
E olha que o programa já existe há cerca de um ano, iniciativa de dois irmãos apaixonados por bicicletas e interessados na cidade e na apresentação de suas coisas bacanas.
Funciona assim: monitores comandam pequenos grupos (até dez pessoas), que circulam por roteiros predefinidos. Cada passeador leva um conjunto de fones de ouvido, comandados pelo monitor: por ali recebem informações sobre os monumentos e pontos turísticos por onde passam.
Tudo gratuito. O turista entra com o corpo e a vontade de conhecer. Deve levar também um quilo de alimento não perecível –a comida arrecada é doada para uma instituição que cuida de hansenianos.
Até agora, ofereciam dois roteiros, ambos na região central da cidade: um no centro velho mesmo e outro no espigão da Paulista.
No último sábado, participei do último teste para entrada de circulação de um novo circuito, este pelas alamedas do parque Ibirapuera (foto Divulgação).
O passeio dura cerca de uma hora, com várias paradas em que a turma recebe informações sobre a história do parque, os monumentos, prédios e jardins.
Achei bem legal, mas preferiria que o passeio fosse um pouco mais longo e que fossem maiores os intervalos entre cada parada. Assim daria para ver um pouco mais do parque e também pedalar um pouco mais.
Porque as bicicletas –também incluídas no passeio—são o máximo, pelo menos na avaliação deste bagual do ciclismo. Acostumado que estou aos “camelos” de aluguel em parque, pesadões, me achei numa nave espacial ao comandar a troca de marcha das leves e confortáveis “bicis” do Bike Tour.
Enfim, é muito bom, mas dá para melhorar, especialmente em relação ao percurso, quantidade e tempo de paradas. De qualquer forma, vale a visita, vale o passeio.
Para saber mais, confira a página do Bike Tour SP clicando AQUI.