A Meia Maratona de Sampa foi realizada com sucesso neste domingo –pelo menos, não recebi nenhuma reclamação–, mas a entrega dos kits provocou irritação e revolta em alguns corredores. Isso porque, apesar de a inscrição ter custado R$ 114,90 para quem se registrou depois de 13 de abril, o kit não foi entregue completo.
“Fiquei indignada”, diz a atriz Danielle Pereira Barros, 30, que corre há um ano. Ela explica: “O kit, que deveria vir com camiseta manga longa de poliamida, sacola de treino, gorro e gel de carboidrato, tinha apenas a camiseta e o gorro, tudo solto, sem sacola nem gel”.
Buscou explicações na hora, sem sucesso: “Perguntei a respeito da sacola e me disseram que não iam entregar. O moço que estava entregando o kit não sabia explicar direito e disse que não tinha e pronto. Pedi para falar com o responsável, que primeiro disse que enviariam o restante do Kit por correio. Eu contestei, falei que era impossível, já que somos mais de cinco mil inscritos. Aí ele falou que vai entregar no dia da prova (no numero do atleta veio um papel para retirada da sacola). Eu perguntei se ele garantia que iam entregar as sacolas no domingo e a resposta foi negativa”.
Danielle não se deu por satisfeita e continuou sua investigação: “Liguei no SAC (Serviço de Atendimento ao Consumidor) da Ativo, e o atendente nem sabia que não iam entregar o kit completo. Depois falou que me enviaria o restante do kit em sete dias úteis… Eu não pago a corrida parcelada e não acho que devo receber o kit parcelado”.
“Nunca vi isso”, resume o representante comercial Geraldo Oliveira Júnior, 67, veterano de mais de 20 maratonas. “Alegaram que a importação [da sacola] atrasou e a O2 vai entrar em contato para enviar”, diz ele.
Essa foi a explicação, aliás, dada pela organização em mensagem que enviou aos participantes da corrida (mas que nem todos receberam a julgar pelo que me disse Danielle).
Já outro corredor que consultei recebeu a informação antes de ir buscar seu kit e não ficou surpreso. A íntegra do texto enviado pela organização é a seguinte: “COMUNICADO IMPORTANTE Devido a problemas de importação, a sacola presente no kit do atleta não será entregue nos dias de retirada do kit. A O2 entrará em contato com todos os inscritos, informando como será o processo de entrega desse item”.
Também enviei pedido de informação ao SAC da empresa, informando que era para publicação de reportagem a respeito, mas não obtive resposta até agora.
Também consultei a empresa organizadora sobre o local escolhido para a entrega dos kits, a área de vendas de um empreendimento imobiliário, o que causou estranheza em alguns atletas.
Danielle não gostou da ideia. “Cheguei lá e na entrada fui recebida pela recepcionista que pediu meu endereço, telefone, CPF. Depois de passar tudo, ela me fala: `Como está cheia a sala onde se retira o kit, vou chamar um corretor para apresentar o novo projeto de apartamento para você`. Neguei, disse que não me interessava conhecer o apartamento, então ela me deixou entrar na tal sala, que estava completamente vazia …”
Nosso veterano corredor Geraldo, de fartos bigodes, também se declarou surpreendido pela estratégia de captura de dados.
“Logo que entra somos abordados pelas atendentes e praticamente obrigado a preencher cadastro, lógico que é para tentar vender”, diz ele. E completa: “Preenchi, pois achei desagradável dizer não”.
Eu fico me perguntando se desagradável não é quem coloca entraves desnecessários em um processo que, em boa parte das corridas, já é bem chatinho.
Aqui ficam algumas das reclamções que ouvi e o que pude conseguir de manifestação da organizadora. Este espaço, como sempre, está aberto para a empresa dar suas explicações.
Independentemente disso, minha opinião é de que as corridas pagas são um processo comercial como qualquer outro, um contrato em que as duas partes têm resposabilidades bem definidas.
O corredor tem de pagar a inscrição, correr com o número e o chip (se for o caso) e se portar de forma civilizada e honesta ao longo do trajeto. A organização tem de prover o que está no regulamento ou o que prometeu no site da corrida. Além de garantir, é claro, a segurança de todos, percurso aferido e água a intervalos regulares.
PS.: Depois da corrida, em que várias pessoas bateram seus recordes pessoais e ficaram muito satiseitas, a Danielle mandou para mim essa mensagem, atualizando a situação dos tais sacolas: “Acabei de chegar da prova e como previa não entregaram as sacolas, também não encontrei ninguém responsável pela O2, apenas as meninas que ficam nos estandes de venda e assinatura da revista. Fui a um desses stands para perguntar da sacola e já havia outro corredor fazendo a mesma pergunta. A resposta que obtivemos foi que a sacola chegou hoje no aeroporto e não tinha ninguém para buscar. Poxa, deve vir de longe pois na entrega dos kits disseram que o problema tinha sido no navio de importação. Ninguém soube responder quando e como vão entregar as sacolas e o gel. Uma das meninas disse que TALVEZ entreguem numa próxima corrida…”.
A RESPOSTA DOS ORGANIZADORES
No início da tarde desta segunda-feira, recebi de Amanda Vegas, da área de marketing da Esfera BR, a seguinte mensagem:
“Em nome da Esfera BR e O2 gostaria de esclarecer a questão com os kits do nosso último evento realizado em São Paulo no dia 11 de Maio (domingo) – Meia de Sampa. Infelizmente tivemos um problema na importação das sacolas do kit que não chegaram a tempo para o evento.
“Desculpamo-nos pelo imprevisto e ressalto que nos empenhamos sempre para que os atletas desfrutem de um excelente evento.
“Infelizmente o imprevisto não pode ser solucionado a tempo e reitero o pedido de desculpa aos participantes da prova.
“De qualquer forma notificamos que o inicio do envio das sacolas deverá acontecer no máximo até o dia 16 de maio (próxima sexta-feira).
“Todos os inscritos na prova irão receber as sacolas conforme o que foi divulgado na ocasião das inscrições.
Mais informações estarão disponíveis em breve no site da prova: http://21ksudamericano.ativo.com/meiadesampa/.”
Rodolfo e amigos, convenhamos: o que já era um negócio virou um negócio altamente rentável e irresponsável. Os organizadores têm se esmerado cada vez mais em desestimular corredores e as empresas esportivas em estimular. Já citei aqui o sem número de acidentes e mortes causados pela irresponsabilidade coletiva diante do crescente número de praticantes. Não me deixo seduzir por kits, camisetas e quetais. Bastaria o chip e um número de peito, mais algo para comer depois da prova, e só. Mais de 100 reais em uma inscrição é um disparate. Fiquei sabendo, inclusive, que o circuito Track & Field deixará de oferecer o espaço para crianças, algo que o diferenciava aos olhos de pais corredores. ” razão foi a “crescente demanda”. Ora, basta algo ganhar demanda para que se piore o serviço? Não fui à Meia de Sampa, mas ativação de marketing com corretores imobiliários é o fim.
Que pena.
Concordo com tudo que foi dito.
De minha parte, há muito deixei de assinar até a revista dessa organizadora, pois só cobrem as suas corridas, parece até o Troféu Minha Imprensa do Silvio Santos.
Se vendem as sacolas, as mesmas tem que estar no kit, é simples assim! Tem mais, pagamos em reais e muito, para eles comprarem mais barato no exterior.
Não corri a prova, pois achei a GRAACC muito mais importante, (nem vou dizer o que acho de fazer uma prova concorrendo com a GRAACC – coisa de quem só pensa em grana mesmo!) mas , pela quantidade de recordes que vi nas redes sociais, fica claro que o percurso não tinha a distância da Meia.
Fujo da O2! Fiz as 10 milhas e até agora não consigo ver o resultado geral pelo site deles e da Ativo!
Apagaram meu comentário?
Que coisa feia!
ninguém apaga nada; eu faço a mediação de comentários e publico tudo que seja bem-educado e não tenha ofensas
Pelo Kit incompleto e pela colocação da area de entrega ser dentro de uma area de venda de imoveis que vou pensar muito bem antes de fazer outra corrida com a O2.
O2, Corpore, Ativo, Yescom … não há diferenças: estamos pagando uma bala para participar de corridas que estão prá lá de mal organizadas … melhor pegar corridas de cidades menores que, ao menos, tem preços razoáveis e compatíveis com o que é oferecido, sem contar a melhor organização.
Pior “kit” de todas as corridas que já participei. Sem falar na estratégia porca de entregar os “kits”, em meio a um empreendimento imobiliário, com inúmeros recepcionistas e corretores enchendo o saco.
O2 nunca mais!!!
Atenção colegas corredores…..tenham em mente que empresas como a O2 tem feito muito pouco em relação aos seus clientes (corredores) em várias corridas por ela organizadas…..já foram na run nigth Ribeirão Preto??? Atendentes sem qualquer qualificação de atendimento, demora na entrega e o pior vc pede uma Camisa P e lhe dão uma M ou até G, já fui humilhado nessa total falta de comprometimento entre a O2 e os corredores….portanto façam o CDC, valer em cima dessas empresas. Um grande abraço aos corredores que não merecem o que fazem com a gente.
Confirmo as informações, e uma coisa que não foi citada é com relação ao resultado (que considero muito mais importante que sacolinha), que foi divulgado errado.
Nesta segunda-feira por volta das 11h da manhã a organização tirou o resultado do ar, se desculpou por comentários em sua página no facebook (O2 Corre Brasil) onde já haviam dezenas de corredores reclamando, e mais tarde corrigiu o erro. Aparentemente agora os resultados estão corretos.
Quanto ao comentário da colega Giselli Souza, concordo que sacolinha não é um item que devemos dar bola, mas tem um outro lado da questão. Quando vamos fazer a inscrição, fica bem claro que estamos adquirindo o direito de correr a prova e mais os itens divulgados no kit. Ou seja, é a venda de um produto (acho inclusive que é venda casada: corrida + kit) e portanto tem que ser entregue da maneira como foi divulgada.
A comparação com as provas no exterior não é válida já que lá as inscrições custam muito menos (basta ver quanto custou para os argentinos a Meia de Buenos Aires, da mesma organizadora).
Luiz, a inscrição para a Maratona de Santiago saiu por R$ 96 (incluso uma camiseta e uma sacola) e a da Maratona de Buenos Aires R$ 156 (vem somente a camiseta). A Maratona de Amsterdam saiu por R$ 320 (não veio nada, só o chip) e a Meia Maratona de Buenos Aires (a oficial, não a da O2) foi em torno de R$ 120 e veio somente uma camiseta. Concordo com vc em relação a venda casada e tb concordo com vc em relação aos erros de medição de percurso e divulgação errada do tempo dos atletas. Isso pra mim muito mais importante que a sacola. lendo todos os comentários eu entendi que a sacola foi só a gota d´agua. Quando falei disso, é pq acho que aqui no Brasil se dá muito valor pela prova pelo kit e não pela organização. Uma das melhores provas que existem aqui no Brasil é a Volta ao Cristo, de Poços de Caldas, que custa R$ 60 a inscrição e até o ano passado a camiseta era de algodão e só era entregue no final, sem sacola. Somente com uma sacola de frutas (aquela de feira mesmo) e iogurte. 16km de pirambeiras e organização nota dez. Essa vc pode fazer a inscrição de olhos fechados que vai adorar!
Deixei de correr com a O2 desde o ano passado,quando na prova Meia Maratona de Floripa me deram um Calote,mas para acompanhar um amigo decidi ir e não me estranha nada essa lambança…..realmente não da para correr em provas realizadas por eles…
Também estou com problemas.
Sofri um acidente na quarta feira antes da corrida, e entrei em contato com eles sobre o que poderia ser feito pois não poderia correr e muito menos buscar o kit pois estou com uma das pernas engessadas e até agora não recebi uma resposta.
Tem contato pelo telefone que encontrei e não fui atendido, usei o site do reclamaaqui e ai um funcionário me mandou um e-mail solicitando os documentos que comprova o acidente, tive um grande trabalho para digitalizar tudo e enviar, e até agora nada, sem kit e sem resposta. É um grande descaso essa empresa está fazendo com as pessoas.
Além de cobrar muito caro pelas inscrições, não dão pelo menos o mínimo de atenção para as pessoas.
Boa tarde!
Confirmo todos os fatos apresentados pelo corredor Geraldo. O mesmo aconteceu comigo e achei um absurdo essa estratégia de captura de cliente.
Após terminar de pegar meus dados a atendente falou o mesmo: “que tinha uma fila e que iria chamar o corretor”. Na hora respondi que não queria falar com corretor nenhum e que estava lá somente para pegar meu kit pois tinha que voltar ao trabalho. A informação de que a sacola seria postada pelo correio também me foi passado pelo atendente que me entregou o kit. Neste quesito a organização do evento deixou muito a desejar.
Também pago minhas inscrições a vista e não acredito que eles enviaram por correio todas as sacolas. O gasto seria absurdamente alto. Torço para que resolvam o quanto antes.
Deixei de participar de corridas de rua que a O2 organiza. Tive diversos problemas. Era assinante e, em teoria, tinha o direito de personalizar a camiseta. A personalização estava indisponível em duas oportunidades diferentes. Tive outro problema mais sério que esse: a atendente do serviço de atendimento ao cliente passou minha senha do site para outra pessoa sem se preocupar com a confidencialidade. Ligue para reclamar e eles nada fizeram. Cancelei a assinatura da revista e parei de ir aos eventos.
Entendo a indignação das pessoas, acho que a organização tem que encontrar uma forma de ressacir ou entregar a sacola, mas acho que cabe uma ressalva. Até quando os atletas vão julgar a qualidade de uma prova pelo kit? nas provas internacionais, só há a entrega do número de peito e o chip (colado nele atrás). em raras exceções, entregam a camiseta. Quase sempre ela é cobrada à parte. Não vejo esse tipo de mobilização quando há falhas na hidratação, erros na medição da distância e até mesmo excesso de corredores “pipocas”, sempre com aquele velho argumento sem cabimento que a “rua é publica”. acho que as pessoas deveriam fazer esse mesmo estardalhaço para esses tipos de falhas, essas sim que influenciam bem mais o desempenho na prova.
Gi a questão não é porque faltou a sacola e sim a ineficiência da organização e falta de posicionamento da o 2 com os atletas … fui obrigada a comprar a sacola pra correr e ela não veio preferia que fosse como no exterior e ter a opção de comprar ou não camiseta, gorro , etc , eu paguei 119 reais por essa prova o mínimo que esperava é ter direito aquilo que paguei ( tanto o kit como organização) … a prova começou dez minutos atrasada, o percurso não tinha 21 km ( segundo o garmin de muitos corredores, inclusive o meu) , e a divulgação do tempo foi errada.
São muitos os deslizes e nada de respaldo entende?
Acho essa mobilização tão importante e necessária quanto outras que deveriam er feitas! Beijos e adoro seu blog!
Entendo e pelo visto a sacola foi a gota d´água de tudo. Lamentável, Dani. Bjs
Giselli, assino, e acrescento: me parece que precisamos desassociar o esporte das marcas, dos kits Luxo, Premium, Premium Rococó e Platinum de Outra Galáxia, além das chamadas ativações como unhas pintadas, carros expostos, assinaturas oferecidas e virgens de mel no pós-prova. Adorava correr na rua, mas o trânsito me empurrou para a esteira, daí a necessidade, também, de correr nas ruas. O que era uma diversão passa a ser um “eu-etiqueta” do Drummond, com marca aqui, acolá, mas corrida é disputando com percursos nem sempre sinalizados para o trânsito, hidratação nem sempre apropriada, pipocas que partilham o mesmo gosto pelo esporte, mas que precisam respeitar a organização, enfim.
Que se privilegie o esporte e a saúde da competição, e não os bolsos de ninguém, apenas.
Lucena, além do kit ridiculo que recebemos…a cronometragem da prova estava errada, ao entrar no site, o tempo bruto estava menor que o liquido, e nenhum chegava se quer perto do visto no garmin e do visto no pórtico de chegada!
A prova não estava aferida pela CBTA, digo, havia um percurso aferido, porém nem de longe corremos neste percurso…que vergonha!
É por essas e outras que há 2 anos as provas da O2 estão no final da minha lista de prioridades. Pra vender assinatura a agilidade é total. Pra resolver problema do assinante (era meu caso em 2012) tive que telefonar umas 20 vezes. Desrespeito com o atleta é a norma dessa empresa, quem assina revista sabe. O único objetivo é lucro, não importando o tratamento às pessoas.
Enfrentei as mesmas dificuldades e fiz como você. Se tem O2 envolvida, caio fora.