Drones filmam maratona nos Estados Unidos
07/05/14 09:42Os robôs voadores já estão ficando manjados pelo mundo afora. Aqui no Brasil, a Folha usou drones equipados com câmeras fotográficas para fazer registros das manifestações populares do ano passado. Em outros países, os drones ganham os mais variados usos.
Na maratona de Pittsburgh, no último fim de semana, eles se incorporam ao mundo das corridas. Voaram baixo, a não mais de 60 metros, para capturar a multidão que se acotovelava pelas ruas e avenidas da bela cidade da Filadélfia.
Falo bela porque estive lá há alguns meses e gostei de tudo que vi: há rios cortando a metrópole, há uma montanha de onde se pode ver cenários grandiosos, há boa comida e bebida, há feirinhas legais para turistas e muitos pontos históricos.
A cultura popular também está homenageada na cidade, que é lotada de museus e teatros; uma das casas de memória é dedicada ao filho de terra Andy Warhol. Apesar do pouco tempo de visita às instalações, adorei. Além de mostrar algumas das obras mais conhecidas do artista, também apresenta muitos desenhos que ele produziu –para meu gosto, muito mais bacanas que as fotos trabalhadas em multitude de cores que caracterizam seu trabalho.
Bueno, voltando à maratona de Pittsburgh, foi filma por três drones como essa da imagem, que é uma reprodução de vídeo da TV local. À reportagem televisiva, os donos da empresa disseram que preferem chamar os objetos de “multi-rotor copter”, robozinhos com hélices que, no total, não pesam mais de três quilos.
Mesmo assim, é preciso extremo cuidado na sua manipulação.
Na Austrália, uma triatleta se feriu depois da queda de um drone que filma a competição na cidade de Geraldton. O fotógrafo que comandava o aparelho disse que o Dione não atingiu a atleta, que provavelmente tomou um susto com o acidente e acabou caindo (chegou a levar pontos por causa da queda).
Em Portugal, um Dione mais sofisticado e mais parecido com os aparelhos originais –aviões não tripulados—caiu em um rio durante testes de operação.
Enfim, leitor, fique esperto. Se um drone estiver perto de você, tome tento para que ele não filme um acidente…
Só pra lembrar em 27/04 houve a corrida do trabalhador no nosso maravilhoso pq do Carmo, quem la esteve prestigiando o evento do sindeepres nos cafundós da zona leste, presenciou o aparelhinho que mais parecia um brinquedo de criança,filmando a todos e o mais interessante é que não presenciei um só olhar assustado.
A geração de imagens com drones, é mais barata e segura que enviar uma equipe de 3 pessoas ao evento.