Saiba onde doar seu tênis de corrida usado
30/04/14 12:54Muitos de nós anotamos cada quilômetro percorrido com cada um dos pares de tênis. Quando chegamos aos 400 km ou 500 km ou 600 km ou 800 km, dependendo do tipo de tênis e/ou do tipo de corredor, aposentamos o pisante.
Pois muitos corredores que não têm condições de comprar um calçado de corrida adorariam receber o tênis usado. Muitos de nós sabemos disso, e alguns até fazem doações. Mas nem sempre é fácil encontrar onde doar.
Agora um Circuito Nacional de Corridas resolveu ser intermediário desse processo. A partir da próxima etapa, neste sábado, em Uberlândia, as corridas do circuito Caixa vão receber doações de tênis usados (em bom estado, por favor) e tratar de repassá-los para quem faça bom uso.
Em cada arena haverá uma local para recebimento dos calçados. Os organizadores da corrida informam que fazem parcerias com a federação local de atletismo, que então organiza a distribuição dos calçados arrecadados.
No caso de Uberlândia, os tênis serão repassados à Futel (Fundação Uberlandense de Turismo, Esporte e Lazer), que vai se encarregar da distribuição. A entidade já tem trabalho com crianças e jovens carentes, que são o alvo principal da campanha.
Depois de Uberlândia, as etapas do Circuito Caixa são as seguintes:
11/05 – Campo Grande
25/05 – Belo Horizonte
08/06 – Goiânia
03/08 – Fortaleza
10/08 – Recife
31/08 – Porto Alegre
11/10 – Ribeirão Preto (noturna, 18 horas)
19/10 – Curitiba
23/11 – Brasília
30/11 – São Paulo
Além disso, a Corpore, uma das principais organizadores de corridas no país, coloca uma “tenda social” em todos os eventos que promove. Ali corredores podem entregar seus tênis usados, que são distribuídos para atletas carentes.
Trata-se do projeto “Seu tênis não pode parar”, que foi lançado em 2007 (saiba mais sobre o projeto clicando AQUI).
Além disso, os calçados usados também podem ser entregues na sede da entidade, em São Paulo (informações sobre contato AQUI).
Rodolfo,
A Caixa entregou a tarefa em boas mãos. A Futel já faz esse trabalho há muitos anos. Existe um calendário anual de longões, sempre aos sábados, e neles a Alice (responsável) recolhe as doações. Sempre tem um corredor precisando do tênis usado.
Abraço!