Blogueiro comenta ao vivo maratona de Londres
12/04/14 12:57Os maratonistas olímpicos brasileiros Marílson Gomes dos Santos e Paulo Roberto de Almeida Paula correm neste domingo a maratona de Londres em busca de manter seu espaço na elite internacional e, se possível, melhorar seus recordes pessoais.
Estarão entre os mais rápidos corredores de longa distância mundo, num grupo que está sendo considerado o melhor já reunido em uma maratona, tanto no masculino quanto no feminino.
Presente na prova, o recordista mundial da distância, o queniano Wilson Kipsang, diz que sua marca –2h03min23 (Berlim, 2013)– pode cair nesse domingo.
Os organizadores estão fazendo de tudo para que isso aconteça: colocaram como marcador de ritmo o ex-recordista mundial Haile Gebrselassie. Um dos maiores corredores de todos os tempos, o etíope deve fazer o primeiro pelotão passar pela metade da prova em 1h01min45.
Além de Kipsang, outros candidatos a recordista são o atual campeão de Londres, Tsegaye Kebede, o recordista do percurso, Emmanuel Mutai, o bicampeão de Nova York, Geoffrey Mutai, e o campeão mundial e olímpico, Stephen Kiprotich.
Os brasileiros não estão nessa superelite, mas afirmam que podem correr bem. Paulo finalizou sua preparação na altitude de Kunming, da China. “Foi o melhor treinamento que já fiz para uma maratona”, disse ele em entrevista por rede social.
Mesmo assim, prefere não falar em tempo. “Se conseguir terminar abaixo da minha marca já vou ficar contente para caramba”, diz o corredor, que tem 2h10min23 como recorde pessoal na distância.
Já Marílson, o melhor maratonista brasileiro da atualidade, pensa em apenas defender seu espaço na elite internacional, de olho nos Jogos Olímpicos de 2016.
“Vamos tentar mantê-lo no alto rendimento, correndo sempre na casa das 2h08, 2h09, evitando o desgaste para que ele chegue bem aos Jogos. Demos uma tirada de pé do acelerador”, diz Adauto Domingues, treinador do atleta.
Já entre as mulheres a aceleração deve ser total, a julgar pelo grupo reunido. Há três corredoras que já completaram a maratona em menos de 2h20: a campeã olímpica Tiki Gelana, a bicampeã mundial Edna Kiplagat e a bicampeã de Berlim Florence Kiplagat. Além delas, Priscah Jeptoo promete defender com unhas e dentes seu título na maratona de Londres, o que indica uma maratona “rápida e furiosa”, como definiu Gelana.
Outro destaque da prova são os estreantes.
No feminino, espera-se bom desempenho da recordista mundial dos 5.000 m, Tirunesh Bibaba, campeã olímpica e mundial dos 10.000 m. Ela diz que se preparou bem. Mas não esconde que a maratona é uma distância um pouco “assustadora”.
No masculino, os holofotes estão voltados para o debute de Mo Farah, campeão olímpico dos 5.00 m e dos 10.000 m. Há quem veja nele candidato a recordista mundial. No mínimo, vai derrubar a marca britânica (2h07min13), prevê o atual detentor do recorde da Grã-Bretanha, Steve Jones.
De acordo com a programação divulgada à imprensa, a SporTV vai transmitir a prova ao vivo a partir das 4h50 deste domingo. Na carona da TV, vou comentar a corrida ao vivo, em minha página no Twitter, que você acessa clicando AQUI.
Só para que não haja dúvida, o endereço é http://twitter.com/rrlucena ou @rrlucena.
Espero você nesta madrugada.