No ABCD paulista, circuito popular tem corrida boa e barata
07/04/14 09:45Se você é leitor contumaz deste blog, sabe que já não estou correndo há bastante tempo, abatido por sequência de lesões, uma pior do que a outra. Mas isso não deixa o blog fora do asfalto: leitores atentos e “olheiros” amigos têm acompanhado algumas corridas e mandam seus relatos para mim. Infelizmente, não dá para publicar tudo, mas garanto que leio tudo com carinho e atenção e, no mpínimo, respondo diretamente ao autor. Hoje trago para você o relato de PAULO NOGUEIRA STARZYNSKI, que atua no mundo das estatísticas quando não está correndo. Apesar de ainda batsante jovem, tem se dedicado às ultramaratonas e longas caminhadas. De vez em quando, faz uma prova de 10 km, como a que conta a seguir.
“Nesse domingo participamos, eu e a minha namorada, da prova de abertura do Circuito de Corridas Populares do ABC em Diadema.
“Fiquei sabendo da existência do circuito aqui mesmo, no blog do Rodolfo, e decidi participar de todas as etapas atraído pela possibilidade de correr sete provas inéditas (ao menos para mim) de 10 km.
“O fato de se tratar de um circuito popular também chama a atenção e merece destaque; os corredores que optaram pela inscrição através do “pacote completo”, com direito às sete provas do calendário pagaram a bagatela de R$150,00; pouco mais de 20 reais por evento!
“E, ao menos na estreia, o famoso ditado que diz “o barato sai caro” não se aplicou.
A organização foi decente, agradou a mim, à minha namorada e provavelmente boa parte dos corredores hoje inscritos.
“Chegamos ao local da largada cedo, às 6h50, para retirarmos o kit sem complicações. A primeira boa impressão da prova veio durante a semana, quando soubemos que seria possível retirar o kit da corrida no próprio domingo; inicialmente estava prevista a entrega apenas na véspera do evento.
“Se por um lado a retirada torna-se mais prática, por outro não havia mais o tamanho P da camiseta, o que desagrada alguns corredores, ainda mais considerando que informamos o tamanho no momento da inscrição.
“A área de largada e disperção estava boa, com local para aquecimento, banheiros químicos (talvez poucos, formou uma boa fila), narrador e música para animar a galera.
“A largada foi dada pontualmente às 8h, na Av. Ulisses Guimarães, e a partir daí o bicho pegou!
“Eu não conhecia o trajeto e apenas tinha ouvido falar sobre algumas subidas… era tudo verdade, menos o “algumas”… por aproximadamente 4 dos 5 primeiros quilômetros corremos lomba acima, como escreveria o anfitrião desse blog.
“Não que a subida fosse extremamente íngreme, mas tornava-se um pouco mais a cada quilometro, ajudando a minar as energias. Terminando a Av. Ulisses Guimarães, no encontro com a Av. Alda, fizemos o retorno e começamos a voltar, agora sempre descendo.
“O ritmo melhorava com a descida e os postos de água bem distribuídos, misturando copos de bebida gelada com outros nem tanto. Em determinado momento, ao invés de retornarmos direto para o ponto de largada/chegada, uma curva à direta nos levou para a pior subida da prova, que embora mais curta não devia nada para uma boa subida da Biologia em termos de inclinação (veja detalhes do circuito clicando AQUI).
“Lá o ritmo despencou e o coração foi na boca. Depois de vencido esse desafio, a coisa ficou mais fácil; bastou admnistrar, descer o morro, guardar mais um pouco e fazer o sprint do quilômetro final.
“No geral, a prova foi ótima!
“Ponto positivo para o Circuito do ABC!
“Voltaremos dia 11/05 para a etapa em Rio Grande da Serra.”
Caros Rodolfo Lucena e Paulo. A organização do 2º Circuito Popular de Corrida de Rua do Grande ABC ainda disponibilizou dois ônibus gratuitos, saindo do Centro de Santo André, para levar os corredores e caminhantes.
Desanimei participar deste Circuito ao ler sobre a retirada do kit em Santo André, na sede do jornal, moro no interior e teria que fazer logística complicada na véspera do evento, agora fico com vontade de ir em outras etapas, com entrega do material no local da largada.
O único problema deste evento, é que a Prefeitura de Diadema não mobilizou nenhuma equipe para varrer as ruas após o fim da corrida, e o ABCD esta sofrendo com uma greve de garis e lixeiros, não temos coletas desde segunda feira da semana passada, e para piorar, não bastassem já os sacos de lixo se acumulando nas ruas, hoje, segunda feira de manhã, a Av. Ulysses em toda a sua extensão desde o ponto da largada até o fim estava mais suja de copos de agua vazios, além da faixa zebrada de sinalização, que a organização da prova, teve a coragem de deixar espalhada em varios pontos. Ou seja, ponto para a Secretaria de esportes que colocou Diadema no circuito, mas ZERO para a Prefeitura que deixou toda a sujeira do evento emporcalhando as ruas de Diadema, que já não são um exemplo de limpeza.