Com neve e tudo, brasileiro aquece os músculos para a maratona de Tóquio
17/02/14 11:21As tempestades de neve que atingem o Japão já provocaram pelo menos 12 mortes, além de prejuízos gigantescos, até agora não calculados. Para um grupo de mais de 30 mil maratonistas, surge uma questão mais mundana: será que a maratona de Tóquio vai ser mantida? A prova está marcada para a manhã do próximo domingo (noite de sábado aqui no Brasil) e deverá ter diversos brasileiros na linha de largada.
Um deles é CARLYLE VILARINHO, que mora em Brasília e mandou o texto abaixo sobre sua preparação e suas expectativas para a prova. A mensagem foi escrita no último sábado, antes de ele viajar para Tóquio, onde já chegou e está bem, como mostra a foto abaixo (arquivo pessoal). Sem mais delongas, vamos ao texto de VILARINHO, especial para este blog.
“Antes de me inscrever para qualquer prova a primeira coisa que faço é buscar informações básicas sobre a mesma. Isto é: altimetria do percurso; logística e custo para chegar à cidade da prova; e clima e temperatura no dia da prova.
“Segui esse ritual antes de me inscrever para a Maratona de Tóquio. A altimetria me parece ótima, bastante plana, como gosto. O percurso é bastante curioso, passando por bairros de arquitetura antiga, contemporânea e futurística.
“A logística e o custo da viagem não são nada assustadores. O tempo da viagem é longo, mas não muito maior que uma viagem Brasília-Santiago do Chile. A diária em um hotel Ibis em Tóquio, na região de Shinjuru, bairro moderno, jovial e de vida noturna, é menor que no Ibis de Botafogo (RJ) ou do mesmo Ibis São Paulo Morumbi. Não como, não comerei, não recomendo, mas um Big Mac por lá custa a metade do preço que aqui no Brasil. Clique AQUI para ver o índice Big Mac da revista britânica “The Economist” .
“Então temos a temperatura e o clima. Séries históricas indicam temperatura ente 2°C e 10°C no dia da prova. Para mim, que gosto de correr no frio, perfeito. Acontece que nosso planeta Terra esta passando por severas mudanças climáticas. Em 2012 a Maratona de Nova Iorque teve que ser cancelada devido aos efeitos e estragos provados pela tempestade Sandy.
“Agora, duas semanas antes da Maratona, todo o Japão é fortemente castigado pela maior nevasca dos últimos 50 anos. Isto me diz respeito. Estou com inscrição assegurada para essa maratona, muitos quilômetros rodados, madrugadas de sábado nas ruas escuras de Brasília. Tenho fé. Estarei em Tóquio. Vou correr, fazer bom tempo e mostrar para vocês aqui no blog do Lucena minhas impressões sobre essa maratona.
“Meu voo é Brasília-Atlanta-Narita. Também Atlanta está sob forte nevasca, com centenas de voos cancelados. Estou otimista. No que diz respeito ao clima, o pior já passou.
“A história da Maratona de Tóquio é bastante recente. Começa em 2007; em 2013 ingressou no seleto clube da World Marathon Majors, juntamente com Nova Iorque, Chicago, Boston, Londres e Berlim.
“Para correr a Maratona de Tóquio, primeiramente me inscrevi na loteria e uma vez sorteado efetuei a inscrição. A inscrição para a loteria acontece de 1º a 30 de agosto de cada ano. No principio de outubro sai o resultado, o candidato é informado e, se contemplado, tem dez dias para efetuar a inscrição definitiva, que custa 12.000 ienes (equivalente a R$ 280). Para este ano de 2014, na loteria houve 300 mil candidatos às 36 mil vagas disponíveis para a prova. Não posso afirmar, creio que exista uma outra seleção para candidatos não residentes, afinal é a segunda vez que sou sorteado. Quando chegar agosto, se inscreva. O link é este AQUI.
“Para esta edição de 2014, os organizadores convidaram para a elite os corredores Abel Kirui, queniano, 31 anos, bicampeão mundial da maratona ( Berlim 2009, 2h06min59, e Daegu 2011, 2h07min49). Outro convidado, Tadese Tola, etíope, 26 anos, vencedor da meia maratona de Nova Iorque 2008 e 2009, vencedor da maratona de Paris 2010. O recorde do percurso pertence a Denis Kimetto, 2h06min50, em 2013, mas neste ano ele não correrá por lá. Quem vai tentar bater este tempo é o também queniano Geoffrey Kipsang, de 21 anos, que estreou na maratona de Berlim em 2013 com 2h06min12.
“Dos corredores japoneses de elite estarão os representantes do pais na Olimpíada de Londres, Arata Fujiwara e Kentaro Nakamoto .
“Entre as mulheres a grande favorita é queniana Lucy Kabuu Wangui, que tem 2h19min34 na maratona de Dubai. Outra candidata é a etíope Tirfi Tsegaye, cujo melhor tempo é 2h21min19, segundo lugar na maratona de Berlin 2012.
“Este pangaré que aqui escreve deseja se divertir bastante, curtir muito a prova e, se possível, terminar em torno de quatro horas. Depois tomar cerveja Sapporo e comer muito sushi.
“Para entrar no clima, você pode acompanhar a prova pela internet, às 21h10h (hora de Brasília, no sábado, 22). O site é este AQUI.”
Boa sorte Carlyle. Sei que vais fazer bonito. Minha amiga Jacqueline Rego também está por aí. Tive o privilégio de fazer essa maravilhosa maratona em 2012, antes dela se tornar uma das majors. Amei. Foi uma das melhores maratonas que já fiz na vida. O povo japonês é incrivelmente formidável. As crianças te oferecendo doces(até rapadura eu ganhei em Tokyo). Se não fosse tão distante essa seria uma das que repetiria todo ano assim como faço com a do Rio de Janeiro.
Grande abraço para você e para o autor do excelente blog Rodolfo Lucena.
sou corredor amador e cada leitura que vejo falar sobre corrida fico muito satisfeito por escolher este esporte,quanto mais eu descubro o que as pessoas fazem para correr os tipos de provas os graus de dificuldade e me apaixono mais pela corrida , este ano estou me preparando para correr minha primeira meia Maratona, e junto tó fazendo a preparação também para correr minha primeira Maratona…eu acho que vai ser fantástico quando eu concluir a prova …vou sentir a sensação de vocês …corredor de maratona …e vou me igualar no espirito da Maratona …e acho que não vou parar nunca mais …um Abraço Caetano corredor Amador