Canadense de 75 anos é a atleta veterana do ano
18/11/13 07:53No último Mundial, realizado em Porto Alegre, ela ganhou nada menos do que OITO medalhas de ouro competindo na faixa etária de 75 anos. É dona de seis recordes mundiais na sua faixa etária e de uma simpatia do tamanho de sua habilidade atlética.
Estou falando da canadense Christa Bortignon, que não se cansa de competir nas pistas do mundo inteiro –na foto do alto (Divulgação), ela representa seu país no Mundial de veteranos que, como disse, foi realizado em Porto Alegre neste ano. Ela foi eleita pela IAAF (a Fifa do atletismo), a atleta veterana do ano.
Seus feitos são consistentes. No ano passado, ela quebrou 20 recordes nacionais em sua faixa etária; ao longo da carreira, já estabeleceu 27 recordes mundiais na faixa etária em diversas distâncias.
Sobre sua simpatia, basta conferir neste vídeo, em inglês, clicando AQUI (mesmo quem não entende inglês vai gostar do jeitinho da veterana corredora).
No masculino, o veterano do ano foi Charles Allie, dos Estados Unidos, que compete na categoria M65. Quebrou os recordes mundiais de sua faixa etária nos 200 m (24s65) e nos 400 m (56s09), além de cravar a melhor marca do ano nos 200 m em ginásio coberto (25s41).
Os prêmios maiores foram para um multigalardoado e uma estreante no mundo de honrarias da IAAF.
No masculino, o título mais uma vez foi para o jamaicano Usain Bolt, multirrecordista dos 100 m e dos 200 m, que leva o prêmio pela quinta vez.
Já a melhor atleta conquista o título pela primeira vez: é a também jamaicana Shelly-Ann Fraser-Pryce que, como Bolt, fez misérias nas pistas neste ano.
Aos 26 anos, ele reconquistou o título Mundial dos 100 m na Rússia, onde estabeleceu o melhor tempo do ano para a distância –10s71. Também é dona do melhor tempo do ano nos 200 m (22s13) e ganhou o ouro nessa distância no Mundial.
Além dos troféus simbólicos, cada um levou um cheque de US$ 100 mil.
Parabéns pela postagem, não sabia do feito desta jovem canadense !
Bora treinar,
abraços
Rodolfo Lucena meu Amigo, não fique postando isso porque ninguém lê, aqui temos o costume de não valorizar esses desafios ainda mais de pessoas como eu da terceira idade, você tem muitas mais temas tanto é que li um seu a 2 meses atrás e gostei muito do tema. Era sobre performa atlética.