Filme conta história da glória olímpica de mulheres brasileiras
11/10/13 09:31Preconceito, perseguições, falta de recursos, alegria, emoção, conquista, esperança, glória –eis alguns dos ingredientes do filme “Mulheres Olímpicas”, de Laís Bodanzky, que passa neste domingo, às 22h30, no canal ESPN Brasil.
Tive a oportunidade de assistir ao filme durante uma mostra de cinema dedicada ao esporte olímpico brasileiro. Trata-se de um documentário muito bacana, que traz depoimentos de algumas “heroínas” de minha geração assim como de atletas mais jovens, além de apresentar imagens de época.
O filme lembra quão recente é a história da participação de mulheres brasileiras em Olimpíadas. A primeira participação foi em 1932, em Los Angeles, e a primeira medalha veio mais de 60 anos depois, em Atlanta. Só na mais recente edição dos Jogos, em Londres-2012, que todos os países participantes tiveram representantes mulheres e pela primeira vez foi incluído o boxe feminino, fazendo com que pela primeira vez na história as mulheres participem de todos os esportes olímpicos.
Senti falta, porém, do depoimento da grande corredora Eleonora Mendonça, única brasileira a participar da primeira edição olímpica da maratona feminina, em Los Angeles, em 1984.
Isso porque a participação dela foi muito além da competição: esteve presente nas jornadas que acabaram por convencer o Comitê Olímpico de que as mulheres podia, sim, correr uma maratona. Além de atleta, foi ativista, militante e dirigente das lutas esportivas femininas. Na última vez em que falei com ela, ainda dava aulas nos EUA, onde morava –tem visitado o Rio com alguma frequência nos últimos anos.
De qualquer forma, o filme é muito bom e vale a pena esperar até mais tarde na noite dominical.