Com lente frontal, câmera de ação da JVC é fácil de usar
04/10/13 10:57Se a primeira impressão é a que fica, digo que a câmera Adixxion me causou surpresa quando abri a embalagem. Diferente da mais conhecida câmera de ação do mercado, a GoPro, a máquina da JVC tem a lente “na frente”, digamos assim, e não do “lado”, como na rival mais famosa.
Acho que a imagem ao lado deixa claro, mas, de qualquer maneira, vou tentar explicar: pouco maior do que uma caixa de fósforos, ela tem a câmera na parte mais estreita, frontal. Em uma das laterais, apresenta uma pequena tela de cristal líquido.
Como em todos os aparelhos que testo, comecei a mexer na câmera sem olhar o manual ou o guia rápido do usuário; se necessário, pediria ajuda aos universitários. A boa notícia é que não foi preciso, pois a operação da Adixxion é superfácil, mesmo para um brocoió como eu.
Tem apenas seis botões (dois de cada lado e dois na parte superior), alguns com múltiplas funções. Na parte de cima estão o botão de liga/desliga e o disparador de fotos ou de gravação, que também funciona como botão de Ok na seleção de funções.
Do lado esquerdo da câmera (estando a lente voltada para a frente), estão os botões de acesso ao menu e o de voltar; do lado direito, acima da telinha, estão os botões de navegação pelos diversos menus (idioma, foto ou vídeo e outros), que também servem para manipular o zoom.
Pronto. É ligar e mandar ver.
Foi o que fiz. O grande problema, para quem se dedica a filmar suas corridas, é que a câmera ainda não tem (ou, pelo menos, não está disponível nestas plagas) dispositivo que permita carregá-la na cabeça. No material de divulgação que recebi, não havia informação sobre isso; solicitei à assessoria, que mandou a câmera para testes, mas também não veio, apesar de terem me dito que existia.
Com a câmera, como acessórios padrão, vieram adaptadores para uso em capacete de ciclista/skatista ou outros, em bicicleta e em óculos de esquiador. Bueno, nenhum deles servia para mim, mas nem por isso deixei de testar a câmera, pois pode ser útil para outros esportistas.
Meu primeiro critério de avaliação é a facilidade de uso, e a máquina da JVC passou nessa avaliação. Não foi preciso consultar os guias para iniciar a operação, gravar e transferir as imagens para meu computador.
O fato de a tela estar na lateral, porém, a deixa menos útil como monitor de filmagem, pois o usuário não consegue ver o que está aparecendo no visor (a não ser que curve a cabeça, movimento os braços de um jeito específico e se torça todo).
Claro que, em geral, quem usa uma câmera desse tipo não monitora a filmagem, pois ela fica instalada longe das vistas do usuário (no capacete ou no guidão da bicicleta, por exemplo). Mas eu estava filmando com ela nas mãos; para mim, seria útil ver as imagens em gravação.
A empresa informa que essa monitoria pode ser feita via celular, mas há que convir que isso complica as coisas ainda mais, mesmo que seja simples montar esse circuito.
Bom, fiz várias experiências de filmagem e fotografia, todas com bons resultados do ponto de vista técnico. As fotos ficam com aquele estilo “arredondado” das produções com lente grande angular; os filmes captam bem as cores, com boa definição, e o som também é muito bom.
Como exemplo, você pode ver este aqui, que produzi enquanto passava de carro pela reserva do Taim (clique AQUI). Girei a câmera para tudo quanto é lado, depois a mantive um pouco quieta; o som é um pouco angustiante: trata-se do ruído do vento gemendo pelo interior do Rio Grande do Sul.
Pesando 126 gramas, a câmera é, segundo a fabricante, “resistente à água, em até 5 metros de profundidade, e suporta quedas de até dois metros de altura”. Além do cabo USB, tem sistema de transmissão sem fio (Wi-Fi).
O preço sugerido para a Adixxion é de R$ 1.399.
Rodolfo, corro com a contour gps, bate uma foto cada 3s, uso o acessorio para bone, consigo correr sem problema, e as fotos são de boa qualidade.