Mo Farah desafia Usain Bolt: quem é o favorito?
28/08/13 11:23O britânico Mo Farah, camepão mundial dos 5.000 m e dos 10.000 m, voltou a desafiar o jamaicano Usain Bolt, recordista mundial dos 100 m e dos 200 m para uma corrida beneficente.
A chamada para o duelo aconteceu antes do recente Mundial de atletismo, mas até agora não tem data marcada. O que deixa doidões os especialistas em fisiologia do esporte e analistas de performance, que ganham ainda mais tempo para elucubrações.
A ideia é que a prova seja numa distância maior do que a das provas de ultravelocidade e menor que a das corridas de fundo.
Não dá para ser uma média, porque daí todo mundo sabe que não tem nem graça: Bolt pode ser o mais rápido do mundo lá entre a turminha da meia pista, mas, quando a brincadeira passa a ser de volta sobre volta atrás de volta, os especialistas duvidam que ele aguente o tranco.
Por isso a distância de escolha é 600 m, não tão longa que transforme o Raio Jamaicano em um reles mortal e não tão curta que não permita a Farah usar sua velocidade e resistência.
Quem arrisca um palpite?
O pessoal do site The Science of Sport (um dos meus favoritos) lembra que, quando David Rudisha quebrou o recorde mundial dos 800 m, passou a marca dos 600 m em 1min14s3. Provavelmente essa seria a marca possível para Bolt e Farah, acreditam os fisiologistas do site.
Fica longe do recorde (não oficial, já que não há prova olímpica da distância) dos 600 m, que é de 1min12s81, do norte-americano John Gray. Mas os dois contendores dificilmente chegariam perto desse tempo.
O desafio para ambos é como usar o melhor de suas habilidades em distância não compatível (ou pouco compatível) com elas.
Para Bolta, a questão é tentar suportar a exaustão de competir em uma prova três vezes mais longa que a sua corrida normal. Também precisa calcular quanto ele precisaria reduzir seu ritmo para não se arrebentar antes de chegar ao final.
Para Farah, a questão é outra: por quanto tempo ele consegue manter sua velocidade máxima de forma a forçar Bolt a competir e entrar em exaustão antes dos metros finais?
Acredita-se que ambos podem ter desempenho máximo por volta dos 500 m, talvez dos 550 m. Os 50 metros restantes dariam, em tese, a vantagem para Farah. Se os dois tivessem cerca de um mês para treinar suas estratégias de corrida, porém, as apostas ficariam divididas, no entender do pessoal do site.
E você, qual sua aposta? Se quiser ver em detalhes a análise que eu comentei nesta mensagem, clique AQUI. Está em inglês.
mo farah só ganha acima de 1000 metros, menos que isso o bolt dispara e administra!
o empresario + patrocinadores de bolt (mais conhecido que farah) NEGARÃO o desafio, bolt tem muito a perder perto do farah tem pra ganhar!
Sem dúvida Usain Bolt, pois os 600 metros esta mais para provas de velocidade do que para meio fundo, matematicamente vai chegar uns 100 metros na frente.
Teoricamente creio que o Bolt terá de raciocionar bem mais em cima de estratégias para vencer o Farah. Que por outro lado, pode se dar ao luxo de persegui-lo até o momento em que achar mais adequado dar o bote, como terá maior facilidade tb se sair ditando o ritmo, por possuir melhor resistência a velocidade. Eu particularmente sou um meio fundista c/ caracteristica de fundista, quando enfrento meio fundista c/ caracteristica de velocista em distâncias quebradas percebo essas dificuldades p/ eles. Assim, se o Bolt vencer creio que teremos uma grande surpresa!
Palpite nada científico: acho que Mo Farah teria mais chance. Tenho a impressão de que a “queda” no ritmo de corredores de tiro curto é muito acentuada, o que daria chance para quem é mais constante.
Convidem o Rudisha também… acho que ganharia dos dois!
Acho ?
É claro que o recordista mundial dos 800m se sairia melhor para uma prova dos 600m do que o dos 200m e dos 5.000m…
com certeza ganha ..pois é um corredor de meio fundo,,,, ta mais próximo dessa marca que bolt que é velocista e farah que ´fundista ,,,,
Se o Mo Farah que desafiou é pq ele já calculou o possivel tempo do Bolt, então ganha Mo Farah
Corrida é matemática!