Brasil volta ao topo do pódio na maratona do Rio
08/07/13 11:01Por apenas oito segundos, a história não se repetiu. Diferentemente do ocorridos nos últimos três anos, um queniano não foi o campeão da maratona do Rio. E, como se fosse a ordem do dia, o tabu também foi quebrado na meia maratona, que não via uma campeão brasileiro desde 2008.
Na prova principal, o baiano Giomar Pereira dos Santos completou em 2h18min03, oito segundos à frente do queniano Willy Kimutai. Na meia, o paulista Altobeli Santos da Silva fechou em 1h04, apenas cinco segundos à frente do queniano Eliya Sidame.
Aos 42 anos, Giomar festeja o feito: “Minha especialidade é a prova de 10 km, e por isto a vitória aqui no Rio de Janeiro é ainda mais gratificante. O momento mais complicado da prova foi na subida próxima ao quilômetro 13, mas consegui me recuperar na descida e reencontrar o bloco dos líderes. Quando cheguei ao quilômetro 38 e vi que estava entre os três melhores, pensei: ‘Tem 20 mil pessoas me esperando! Não vou perder. Vou para o tudo ou nada’. Aí deu tudo certo”, disse ele, segundo texto divulgado pela assessoria do evento.
Para o paulista Altobeli, de 23 anos, a vitória foi um prêmio à audácia: “Antes de largar, não pensava em vitória, mas, no decorrer da prova senti que estava bem. Quando cheguei ao final, no quilômetro 20, o Giovani, meu parceiro de equipe, falou: ‘Se você está bem, sai do bolo!’ Aí eu acelerei e só pensei na linha de chegada”.
A campeã da maratona foi a queniana Letay Hadush, com 2h40min18; a melhor brasileira foi Marily dos Santos, que chegou em quarto lugar. Na meia, a vencedora foi também queniana, Ednah Mukhwana, com 1h16min08; Sirlene do Pinho, a melhor brasileira, completou na quinta colocação.
No geral, o evento (foto Divulgação), que incluiu também uma corrida para a família, reuniu 22 mil participantes, segundo a assessoria da prova.