Melhor maratonista do mundo dá um banho também nos 10.000 m
24/06/13 17:05Você pode não concordar, preferindo talvez o recordista mundial Patrick Makau, mas muita gente boa pelo mundo afora aposta suas fichas em Geoffrey Mutai como o melhor maratonista do planeta na atualidade.
Com lesões incomodando seu desempenho nos últimos anos, ele não tem sido exatamente o mais rápido do mundo –título que ganhou ao vencer a maratona de Boston em 2011 cravando 2h03min02, marca que não valeu para recorde por causa das características do percurso da prova norte-americana.
Pois agora parece que Mutai recuperou seu espírito matador. No campeonato nacional do Quênia, no fim de semana, mandou ver nos 10.000 m. Do alto de seus 31 anos, deixou todo mundo comendo poeira e fechou em 27min55s3. E disse que, se não for incluído na seleção nacional para o Mundial de maratona, vai tentar uma vaga na prova de pista. O que ele quer é representar seu país na Rússia, em agosto.
“Mão há nada que dê mais alegria a um atleta do que correr por seu país. Já conquistei muitas coisas; meu desejo agora é ser lembrado por representar minha pátria.”
Suas chances são fortes, pois o bicampeão mundial Abel Kirui não vai defender seu título por causa de uma lesão. E Wilson Kipsang abriu mão da competição para tentar beliscar o recorde mundial em Berlim, em setembro.
Caro Rodolfo, primeiro os parabéns pelo Blog. Mas tenho que discordar do título, seria melhor: “vence também os 10.000 m”. No clássico Prefontaine nos EUA, mais de 10 corredores terminaram com tempos bem melhores que esse. É claro que não tiro o mérito desse grande atleta.
Um abraço.
Me permita também discordar de sua proposta: para um maratonista, o que ele fez foi voar mesmo, e mais valor tem considerando os adversários e as condições climáticas, muito menos favoráveis ao alto desempenho do que as de Eugene, no oregon; abs
Sou mais Mutai