Quarentão, Hailé começa a colecionar recordes na faixa etária
27/05/13 14:39Ex-recordista mundial da maratona e dono de trocentos recordes mundiais nas mais diferentes distâncias –na última conta, se bem me lembro, eram 27…–, o etíope Hailé Gebrselassie mostrou no último domingo, na Grã-Bretanha, que ainda tem pernas para deixar a molecada nervosa…
Para quem pergunta, brincando, se Hailé é hoje empresário, político ou atleta, o “velhinho” respondeu no asfalto: completou 10 km em 28 minutos cravados, chegando em aplaudidíssimo terceiro lugar na prestigiosa Bupa Great Manchester Run.
Ele derruba, assim, o recorde para cidadãos de 40 anos ou mais; a marca anterior, 28min51, fora estabelecida em 2003 pelo português Paulo Catarino.
E não é que o etíope tenha ficado deitado no meio do pelotão aguardando a hora de disparar. Pentacampeão dessa prova, ele saiu com tudo, liderando o primeiro pelotão na passagem pela metade da prova; após o sexto quilômetro, tentou escapar, mas não deu para ele.
Mesmo assim, o pelotão definhou e Hailé ficou no encalço dos dois primeiros, que foram se digladiando até o fim, sem abrir muita vantagem em relação ao novo recordista master. Moses Kipsiro, de Uganda, conseguiu pernas suficiente para bater o queniano Wilson Kipsang por apenas um segundo, vencendo em 27min52.
No feminino, a etíope Tirunesh Dibaba estabeleceu novo recorde a prova e melhor marca do mundo neste ano ao vencer com 30min49.
Só para comparar: o melhor tempo brasileiro deste ano, nos 10 km, é de Gilmar Silvestre Lopes, que tem 24 anos e correu a distância em 30min01. No feminina, a marca é de Rosangela Raimundo Pereira Faria, de 38 anos: 36min35.
Realmente ainda corre em altissimo nível,queria ter este rendimento nesta idade.
Faltou dizer a idade dele.