Maior tempo de corrida aumenta risco de lesões frequentes
15/05/13 12:29Quem pratica corrida por mais de uma hora por dia ou mais de 50 km por semana tem mais risco de apresentar lesões com frequência, segundo uma das conclusões do Estudo Epidemiólogico das Lesões em Esportes de Lazer, realizado por pesquisadores da Fundación Mapfre e do Laboratorio de Biomecánica de la Universidad Politécnica de Madrid (UPM).
A idade também é um fator de risco: seis de cada dez lesionados com frequência têm mais de 35 anos. Os homens são os que mais sofrem, representando 87,9% dos que se lesionam praticando esporte.
Segundo o estudo, as partes do corpo mais atingidas são as pernas e os joelhos, com 30,6% e 28,2% das lesões nos corredores de menos de 35; nos mais velhos, é significativo o percentual de lesões nos pés –12,6%
O risco de sofrer uma lesão aumenta se a pessoa corre há mais de cinco anos (59,7%). E correr com objetivos competitivos é apresenta um risco de lesão 5,5 vezes superior a correr apenas por lazer.
Bom, esses são os resultados do estudo. Com base nele, os especialistas reafirmam o que é o grande mantra de treinadores e profissionais de saúde vinculados à área esportiva: é preciso fazer tudo de forma progressiva, cuidar com o volume e a intensidade dos treinamentos. E todos devem fazer exames médicos antes de começarem a praticar algum tipo de atividade física.
Agora, aposto que dá para encontrar estudos que mostrem que há maior número de lesões nos primeiros cinco anos de prática esportiva. Eu sou frequentador assíduo de clínicas de fisioterapia, e um grande número de meus colegas de tatame e maca tende a ser de iniciantes. Gente que se entusiasma e corre mais do que o corpo está preparado para enfrentar.
Corrida é uma atividade repetitiva, e a gente ganha aos poucos a condição de fazer mais. Quem tenta queimar etapas acaba queimado –e eu sou exemplo disso. Por isso, volto a insistir: devagar se vai ao longe, vamos comer pelas bordas o mingau quente e paciência e caldo de galinha não fazem mal a ninguém (a não ser que a pessoa tenha alergia a aves em geral e galináceos em particular).
Essas estatísticas refletem muito bem o meu histórico esportivo.
Quanto as lesões dos iniciantes, se forem realmente iniciantes (menos de 20 anos de idade), terão poucos problemas…