Solonei e Paulo Roberto são o Brasil no Mundial de maratona
10/05/13 16:16Apenas dois maratonistas brasileiros conquistaram o índice exigido pela Confederação Brasileira de Atletismo para a participação no Mundial, que será realizado em agosto na Rússia.
O campeão pan-americano da maratona, Solonei Rocha da Silva (no alto, forto Wagner Carmo/CBAt) garantiu a vaga no dia 17 de março ao completar a Maratona de Seul, na Coreia do Sul, em 2h12min47. E o maratonista olímpico Paulo Roberto de Almeida Paula, um dos Gêmeos, carimbou o passaporte com uma vitória na maratona de Pádua, na Itália, onde cravou 2h13min (abaixo, foto Arquivo Pessoal).
O índice exigido para os homens era de 2h13min44. Nenhuma brasileira conseguiu o índice qualificatório, que era de 2h28min50.
Em outras competições, vários atletas já conseguiram o índice. No início do mês, por exemplo, Mahau Suguimati venceu a prova dos 400 m com barreiras do Grande Prêmio de Shizuoka, no Japão. Sua marca foi de 48s79, folgada sobre o índice de 49s16.
Entre as mulheres, um dos destaques é Ana Cláudia Lemos (fotos Wagner Carmo/CBAt), que no início do mês estabeleceu nova marca brasileira e sul-americana para os 100 m. Ela venceu o Torneio FPA Adulto de Atletismo com 11s13 (o índice é de 11s17).
Solonei e Paulo Roberto, estaremos torcendo por vocês! Rodolfo, esse índice exigido pela CBA utiliza qual critério para estabelecer esses tempos? Média de resultados dos primeiros colocados em provas internacionais? É um nível de exigência bem elevado, não?
o índice para o masculino nem é tão alto, considerando os resultados dos principais atletas brasileiros; o do feminino é mais dificil, considerando os resultados brasileiros. A entidade faz uma média de resultados internacionais para estabelecer o índice, que é mais dificil do que o da IAAF