Brasileiro vence maratona em Pádua e conquista índice para o mundial
21/04/13 08:40Paulo Roberto de Almeida Paula, um dos representantes brasileiros no Jogos de Londres-2012, venceu hoje a maratona de Santo Antonio, em Pádua (Itália), e conseguiu o índice para disputar a maratona no Mundial de atletismo em agosto, na Rússia.
Ele venceu com o tempo de 2h13, com uma vantagem de mais de um minuto e meio sobre o queniano que chegou em segundo lugar. Com isso, ele é o segundo brasileiro a ter o índice para o Mundial: Solonei Rocha da Silva havia se qualificado na maartona de Seul, em que fez 2h12min47. O índice para homens é 2h13min44, e serão convocados os três primeiros do ranking brasileiro, desde que tenham o índice (por enquanto, são apenas dois).
Também hoje, em Londres, Adriana Aparecida Silva tentou se qualificar para o Mundial. Ela melhorou sua classificação em relação à sua participação passada, mas o tempo não foi suficiente para carimbar o passaporte para Moscou. Chegou em 11º lugar, com 2h31min44 (o índice é 2h28min50).
A vitória foi da queniana Prisca Jeptoo, que finalmente consegue um título em maratona importante. Ela foi vice no Mundial e prata nos Jogos de Londres, no ano passado, quando ficou trabalhando para outras quenianas que acabaram em pior colocação… Para quem não lembra, ela venceu a São Silvestre de 2011, aquela que terminou abaixo de chuva…
A favorita nas casas de aposta, a etíope Tiki Gelana, recordista olímpica, não ficou nem no pódio. Ela teve uma queda depois de confusão em um dos postos de hidratação, ficou para trás do pelotão líder e fez um superesforço para alcançar as ponteiras. Conseguiu, mas aquilo deve te-la prejudicada, pois seu rendimento foi caindo aos poucos.
A prova masculina foi decepcionante para quem esperava recorde mundial. E o mundo esperava recorde mundial, considerando a qualidade dos corredores ali reunidos: a nata da elite, seis dos dez (se não me engano) mais rápidos maratonistas da história…
Correram até o km 30 em ritmo de recorde m undial e depois degringolou. O pelotão líder foi se estiolando, ficaram apenas três na batalha, que se quebraram entre si, deixando espaço para o etíope Tsegaye Kebede mais uma vez mostrar sua capacidade de resistência e magnífica estratégia de prova.
Ele passou o rival Emmanuel Mutai quando faltavam600 metrospara o final da prova, depois que Mutai tinha se digladiado com o compatriota Stanley Biwott em guerra fraticida. No final, Biwott não ficou nem no pódio, caindo para o oitavo lugar. O recordista mundial, Patrick Makau, chegou em 11º lugar, e o campeão olímpico, Stephen Kiprotich, terminou no sexto posto. O tempo do vencedor foi míseras 2h06min04, quase um minuto e meio mais lento que o recorde pessoal do baixinho. Mesmo assim, ele terminou com um largo sorriso e fez com os dedos os V da vitória.
Os corredores de elite levaram no peito pequenas faixas pretas em sinal de luto pelos mortos nas explosões na maratona de Boston. Antes das largadas do feminino e do masculino, foi feito silêncio em homenagem às vítimas do atentado. Na largada geral, isso foi uma cena impressionante, com cerca de 35 mil participantes estáticos, em silêncio.
A maratona foi em padova!
http://maratonasantantonio.it/
Vou me contentar com este tempo ai do vencedor da maratona de londres, pra quem faz perto das 4 hrs
Eu assisti. Realmente pelo ritmo imposto no inicio tudo indicava que seria batida a melhor marca mundial.Aqueles 30′ de silencio foram de arrepiar,com 39000 pessoas em um “ensurdecedor”silencio, como disse Lauter Nogueira, que alias falhou ao não comentar na hora sobre a queda da Etíope campeã olímpica,pareçeu até que estava vendo outra corrida.
Parabens ao Paulo, ele mere e. muito. Adriana, continue acreditando voce vai chegar e vai conquistar esta classificacao.