Apesar da tensão, maratona na Coreia do Norte tem presença estrangeira
12/04/13 15:11As preparações para um eventual combate continuam nas Coreias do Norte e do Sul, enquanto advertências e ameaças são emitidas por outras potências. Mesmo assim, corredores de diversos países participam neste domingo de maratona que será realizada na capital norte-coreana, Pyongyang.
A Mangyongdae Prize International Marathon, que chega à sua edição número 26, é parte de uma celebração esportiva que dura vários dias e homenageia a memória de Kim Il Sung, considerado o Pai da Pátria e avô do atual líder norte-coreano, Kim Jong-um. Além da corrida, há competições de basquete, vôlei e ciclismo.
Não foi divulgado o número de participantes, mas a agência oficial do país disse que haverá atletas de diversos países, incluindo Quênia, Zimbábue e Ucrânia. A agência de notícias de Taiwan divulgou que pelo menos dois atletas do país decidiram também participar da prova, depois de consultas sobre a situação de segurança na Coreia do Norte.
Com seus temores satisfeitos, Chang Chia-che, dono do segundo melhor tempo da história de Taiwan (2h16min05, conquistado exatamente em Pyongyang no ano passado), Ho Chin-ping e Cheng Shih-chung resolveram embarcar para a Coreia do Norte.
No ano passado, a vitória foi do ucraniano Oleksander Matviychuk, com 2h12; a corredora local Kim Mi-gyong venceu no feminino com 2h30.
O que estamos vendo sobre a Coreia do Norte são informação que o Estado Unidos duvulga era importante ouvi o lado da Correia do Norte, O Iraque foi invadido por ter arma de destruição em massa e na vedade não tinha.
Gostaria de saber quantos quilometros percurido nesta maratona.Se alguem poder me responder.Muito obrigado