Maratonistas brasileiros correm atrás do índice para o Mundial
11/04/13 09:32Três maratonistas brasileiros correm neste domingo a prova de Viena em busca do índice para o Mundial da modalidade, que será realizado em agosto em Moscou. A Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt) vai anunciar os selecionados no próximo dia 5 de maio: serão convocados os três primeiros do ranking brasileiro, desde que tenham o índice mínimo exigido pela entidade (2h13min44 para os homens, 2h28min50 para as mulheres).
Na maratona da Áustria, Cruz Nonata e Michele Chagas fazem sua tentativa; Sérgio Celestino da Silva também estará presente na disputa. Ele é o sexto do ranking brasileiro da meia maratona, com 1h05min34. Michele Chegas foi campeã da maratona de Porto Alegre em 2010, e Cruz Nonata conquistou a prata nos 5.000 m e nos 10.000 m no Pan de Guadalaja-2011.
No domingo seguinte, dia 21, outros atletas fazem seus lances na luta pelo índice. Adriana Aparecida da Silva, campeã pan-americana da maratona e única representante brasileira na maratona olímpica de 2012, corre em Londres. Paulo Roberto de Almeida Paula, que conquistou o oitavo lugar na maratona olímpica do ano passado, tenta a vaga em Pádua (Itália). Lá também vai correr Sueli Pereira Silva, nona colocada no ranking brasileiro da meia maratona.
Até agora, apenas o campeão pan-americano da maratona já tem índice. Solonei Rocha da Silva completou a maratona de Seul, no dia 7 de março, em 2h12min47.