Governo de Brasília diz que não vira as costas aos atletas de alto rendimento
05/04/13 21:18Recebi às 20h10 desta sexta-feira mensagem da assessoria de imprensa do governo do Distrito Federal contestando as informações publicadas ontem neste blog e hoje no caderno Esporte da Folha sobre a indisponibilidade temporária da pista de atletismo do Cief, que vinha sendo usada por atletas como a especialista em 10.000 m Lucélia Peres.
A apresentação do texto é assinada por Cecília Brandim, da Coordenadoria de Comunicação para a Copa, do Governo do Distrito. O título do texto é “Nota de esclarecimento” e a íntegra dele é o seguinte:
“Brasília, 5 de abril de 2013 – O Governo do Distrito Federal esclarece que as informações que constam na matéria “Governo do DF impede atletas de usar pista” não procedem.
“As dependências do Centro Interescolar de Educação Física (Cief) serão utilizadas para treinamento de voluntários que atuarão na Copa das Confederações da FIFA 2013. No entanto, as atividades ocorrerão no período noturno, após as 18h, sem qualquer prejuízo ao funcionamento diurno do local.
“Nunca houve proibição de acesso aos atletas. Atualmente, a pista do Cief é compartilhada, durante o dia, com os alunos do período integral, com idades entre 4 e 12 anos, de 23 escolas públicas do DF. Para organizar a utilização do espaço, a Secretaria de Educação do DF dividiu os horários de acesso entre adultos e crianças, de modo que os atletas tem acesso liberado até às 9h e após as 17h.
“Portanto, não é verdade que Brasília virou as costas para os corredores de alto rendimento. O GDF investe atualmente em infraestrutura e projetos inovadores para o desenvolvimento do esporte, que é prioridade na atual gestão, em todas as modalidades.”
Fica assim registrada a posição oficial do Governo do Distrito Federal. O que tenho a dizer, prezado leitor, estimada leitora, é que você viu o fac-símile do documento apresentado aos atletas, conforme publiquei ontem aqui no blog, reproduzindo imagem publicada na página de Lucélia Peres em uma rede social.
Aliás, as declarações que ela me deu, em entrevista por telefone realizada por volta do meio-dia de ontem, também tinha dado a outros repórteres. E publicado na sua página em forma de mensagem ao secretário de Educação. Reproduzo a seguir o texto de Lucélia Peres, colocado no ar na última quarta-feira:
“Senhor Secretário pedimos ajuda para que possamos continuar com nossos treinamentos, pois hoje fomos surpreendidos ao chegarmos para treinarmos no CIEF as 6:30 da manhã e sermos informados que este estará fechado para o nosso uso até junho de 2013, devido aos ensaios da abertura da copa das confederações.
“Sendo que os ensaios ocorrerão à noite e nos fins de semana, porque não podemos usar pela manhã? Já estávamos com o horário reduzido podendo usar apenas até as 8:30 por causa da escola integral, agora suspendem o uso totalmente e isso após a matéria do DFTV 1ª edição de 01/04/2013 ter ido ao ar e o diretor informar que tínhamos 3 horários alternativos para treinarmos (de 07:00 às 09:00, que na verdade é 8:30, de 12:00 às 15:00 e após as 17:00).
“Nós do atletismo também temos competições importantes que ocorrerão em junho como o Troféu Brasil de Atletismo, competição em que já fui três vezes campeã treinando no CIEF, Campeonato Sul-americano, Campeonato mundial, entre outros.
“A pista do CIEF é a mais acessível para os atletas que ali treinam e todos os atletas são de alto rendimento. Atletas olímpicos e paralímpicos estão sendo despejados do seu local de trabalho e desrespeitados.
A foto que lhe envio foi tirada hoje pela manhã no treino que espero não seja o último no CIEF até junho. Envio também cópia do documento que nos foi apresentado pela manhã.”
O documento a que Lucélia se refere é aquele que publiquei aqui no blog.
Bom, de qualquer modo, se os atletas vão poder continuar a treinar onde treinavam, as coisas estão melhores do que estavam.