Números e fatos sobre uma das mais belas ultramaratonas do mundo
25/03/13 13:31Vou lhe dizer uma coisa: a Two Oceans Marathon mora no meu coração. Apesar do nome, é uma ultramaratona, e os dois oceanos do nome são o Atlântico e o Índico. Realizada lá no biquinho de baixo da África do Sul, com saída da Cidade do Cabo, tem 56 quilômetros de muita emoção, exigência e beleza.
Foi lá que fiz minha primeira ultra, há mais de dez anos. Chegando ao evento, a diretora da prova me recepcionou como único brasileiro na prova naquele ano, e a bandeira do Brasil estava tremulando ao lado das outras das diversas nações lá representadas.
A prova é corrida sempre no sábado de Páscoa e, neste ano, estabelece novo recorde em número de participantes: há 26,5 mil inscritos para o evento, que inclui uma meia maratona. A prova mais curta leva a parte do leão, com pouco mais de 16 mil inscritos, metade deles mulheres. Mesmo assim, os 10 mil inscritos para a ultra fazem desta a maior edição da prova em seus 44 anos de existência. Há 1.821 corredores de fora da África do Sul.
A prova seduz também a elite: dos dez melhores corredores do ano passado, nove voltaram, tanto no masculino quanto no feminino. Pela segunda vez na história, os dez primeiros em cada categoria serão submetidos a exame antidoping.
Apesar de muito difícil, com uma interminável subida de 5 km a partir do km 22 (mais ou menos, cito de memória), seduz muitos novatos, como eu era então: 38% dos inscritos estão fazendo lá seu debute em ultramaratonas.
A prova recompensa seus corredores fiéis e, tal como a Comrades, entrega números permanentes para quem volta repetidas vezes. Neste ano, 227 corredores vão receber seu número azul, indicando dez participações na ultra; 1.122 já têm a honraria.