Carboidrato em gel para corredor fica mais bonitinho e mais caro
11/03/13 13:31Em muitos aspectos, eu sou um sujeito conservador. Quando descubro alguma coisa de que gosto, tendo a ficar por ali mesmo, seja uma marca de tênis ou de refrigerante, um tipo de roupa ou um restaurante –rimou, mas de vez em quando a vida rima, não é mesmo?
Bueno, fiz esse prolegômeno para dizer que, em contrapartida, não gosto muito de mudanças em coisas que já foram aprovadas. Não tem aquele ditado de que “em time que está ganhando não se mexe”?
Pelas exigências de mercado e pelas exigências de sobrevivência no mercado, porém, as empresas ficam sempre fazendo uma nova coleção da mesma coisa, o Fusca 2012, o tênis 30, o modelo 1064, mesmo que a edição 2011, 29 ou 1063 tenham sido um sucesso.
Às vezes, erram redondamente. Ou deixam de agradar parcelas de seus consumidores fiéis. Foi assim com o Nimbus 7, que eu adorava, e que ganhou um batoquinho na biqueira na edição seguinte, provocando bolhas entre o dedão e o segundo dedo… Nunca mais usei o dito cujo, em nenhum dos modelos subsequentes…
Pois agora o fabricante do carboidrato em gel Exceed resolveu dar uma repaginada no seu produto. Para resumir direto a história e contar minha avaliação, acho que a empresa botou os pés pelas mãos, além de aumentar desmesuradamente o preço do gelzinho velho de guerra.
Eu uso esse repositor energético (foto) há quase 15 anos, desde que comecei a correr maratonas. Uso nas provas e em treinos longos, de mais de 1h30; como estou ficando cada vez mais lento, você pode imaginar que sou um consumidor heavy metal. Costumava comprar em caixas com dez unidades cada uma, levando para casa duas ou três caixas de cada vez.
Funcionava tudo muito bem, a começar pelo preço: cerca de um quinto do pedido por concorrentes importados ou de outras marcas. Nos últimos anos, preço tinha ficado estável, e eu vinha pagando cerca de R$ 11 por caixa.
O gel também era extremamente fácil de usar. Com os dentes, rasgava o plástico em um das pontas e sorvia o produto, sem problemas. Sempre dava uma certa meleca, ainda mais com a minha barba, mas não tinha nenhum outro grande inconveniente: tomava água em cima, lavava as mãos e derrubava um pouco de água na barba, e segue o baile.
Pois no ano passado, quando fui fazer uma reposição do meu estoque, qual não foi minha surpresa ao descobrir que não havia mais –ou, pelo menos, não era encontrável nas lojas que eu conhecia—o conhecido Exceed em embalagem plástica.
No lugar dele, o que havia nas prateleiras eram caixas do mesmo produto, agora um pouco menos cremoso, em volume um pouco maior (passando de 20 g, se não estou enganado, para 30 g.) e em nova embalagem (foto). Além disso, muito mais caro, com preço pelo menos três vezes maior do que o da embalagem anterior.
Fiquei frustrado e indignado; tratei de comprar o primeiro produto mais barato ali disponível, o que não foi fácil. Os preços de carboidrato em gel parecem até arranjados (não estou acusando ninguém nem dizendo que há cartel, mas dá a impressão…) tal a semelhança entre eles.
Mas não foi só aí que o produto piorou. A nova embalagem, bem mais bacaninha do que a anterior e semelhante às embalagens de produtos importados, tem um mal no seu próprio DNA: é metalizada. Isso significa que, se for abrir a embalagem com os gentes, vai ter aquela sensação desagradável de faca cortando papel, de giz riscando a lousa… É muito chato.
Alguém pode dizer que a embalagem, como as de produtos semelhantes, tem uma lingueta para facilitar o corte, que pode ser feito com as mãos sem maiores dificuldades. Pois que esse alguém tente fazer isso durante uma corrida, com o corpo empapado de suor e as mãos escorregadias; outro dia, num treino, tive de usar guardanapos de papel para segurar firme o corpo da embalagem e a lingueta e poder fazer o corte com as mãos.
Mesmo sem usar os dentes para abrir a embalagem, o usuário pode se dar mal, porque a abertura é muito larga e há risco de a embalagem –que é de papel metalizado, como disse—provocar corte nos lábios.
Imagino que o fabricante tenha suas razões para a mudança –e, se quiser mandá-las para este blog, que fique à vontade–, mas este usuário não encontrou nela algum ponto positivo.
Pelo menos o produto em si continua bom, apesar de ter ficado um pouco menos cremoso, o que dificulta um pouco a ingestão. A boa notícia é que encontrei uma loja que ainda praticava os preços anteriores (ou algo perto deles) e comprei um pequeno estoque. A má notícia –para mim—é que os estoque está quase no fim…