Corredores protestam contra mudança de data da maratona de São Paulo
26/02/13 10:56As redes sociais estão bombando com gente reclamando da mudança de data da maratona de São Paulo, que estava marcada para 28 de abril e foi transferida para seis de outubro. A mudança foi anunciada ontem pelos organizadores, em um texto que tentava mostrar que isso seria muito bom para os atletas.
Ao que parece, os corredores não compraram a ideia; ao contrário: afirmam que isso prejudica seus planos de treinamento e lembram que muita gente já estava começando os treinos específicos para a prova. Afinal, como sabemos, a preparação para uma maratona não é apenas ir dar um pulinho ali na esquina, mas envolve meses de preparação e planejamento.
“Q louco, virou moda desconsiderar corredor q se programa p treinar”, escreveu uma corredora (não vou citar nomes porque, apesar de os comentários serem públicos, não pedi autorização para usá-los). “Que Beleza!!! Zona pouca é bobagem!!!”, emendou outro.
Um experiente treinador deitou o verbo: “Mudar a data de uma maratona nove semanas antes é quase que adiar o casamento na véspera…” E ainda ironizou: “São só 6 meses de diferença. Dá pra prolongar o ápice da forma!!!”
Bem, segundo o comunicado divulgado pelos organizadores, a mudança ocorre “por conta das obras do Monotrilho e dos grandes eventos que estão por vir”. Em seguida, especifica: “A alteração, além de proporcionar a melhoria do evento, ainda possibilitará que a Maratona se consolide no terceiro trimestre, que não conflita com a reestruturação dos órgãos públicos competentes, com as obras do monotrilho na Av. Jornalista Roberto Marinho que reduziram a área de infraestrutura da prova, e com os espaços de divulgação de grandes eventos do calendário internacional que acontecem no país como a Meia Maratona de São Paulo, Copa das Confederações, Copa do Mundo e Jogos Olímpicos.”
Se as obras atrapalham a realização da maratona no trajeto atualmente proposto, por que não mudam o percurso, que já sofreu várias alterações ao longo de sua história? E as obras já não estavam em andamento quando a maratona foi inicialmente marcada?Quanto aos outros eventos, eles já estavam previstos, já se sabia que iram acontecer quando a data da maratona foi marcada.
Conversei com a assessoria da prova, que apenas reafirmou os motivos expostos no comunicado, dizendo também que o objetivo é “consolidar” a prova no segundo semestre –o que quer que isso signifique. Também me disseram que estão recebendo muitos telefonemas com reclamações de corredores insatisfeitos com a troca.
Volto agora ao texto do comunicado. Falando de outras alterações no desenho da prova, afirma: “A primeira delas diz respeito ao percurso, com Largada e Chegada no Ibirapuera, no mesmo ponto, como já aconteceu em 2007 e foi aprovada pelos corredores”.
Ora, se a organização constatou, em 2007, que os corredores aprovavam esse esquema, por que não o manteve? Preferiu fazer um projeto que não era aprovado pelos corredores?
A frase seguinte do comunicado levanta dúvida semelhante: “Esta mudança acabará com a necessidade de deslocamento dos competidores através das linhas de ônibus”. Se consideravam ruim esse deslocamento, por que fizeram, até agora, um percurso com largada e chegada em locais muito distantes, exigindo o transporte de volta ao final da prova?
Bom, em contrapartida, há reivindicações dos corredores que finalmente parecem chegar aos ouvidos dos organizadores, que prometem largadas em ondas a partir das 8h25.
Já o horário continua muito ruim, prejudicando sempre os mais lentos, que vão largar ainda mais tarde por conta das partidas em etapas (o intervalo entre as saídas não está informado no regulamento).
Não está no regulamento, mas aparece no comunicado a informação de que “ao longo do percurso de 42,2 km, os atletas terão dez pontos com atrações musicais, dois postos de hidratação com isotônicos, dois de distribuição de gel, 18 postos de Água, dois inéditos postos de distribuição de carboidratos naturais ou frutas secas”. Quero ver! E espero que a água seja gelada, não quente como a oferecida na São Silvestre…
O comunicado diz ainda que as inscrições já feitas estão válidas para a prova de outubro (alguém esperava que isso fosse diferente?). Não está escrito, mas o assessor de imprensa da Yescom me disse por telefone que também é possível pedir restituição do dinheiro, se o inscrito não aceitar a troca de data. Para saber mais, entre em contato com a organização usando o botão “Fale Conosco” no site oficial da prova, AQUI.
O comunicado dos organizadores da prova não se refere, porém, a um outro aspecto que vem sendo levantado por leitores deste blog: quem paga o prejuízo dos corredores de fora da cidade ou do Estado, que já compraram passagens e fizeram reserva de hospedagem. Alguns leitores dizem que vão procurar informações sobre o que diz a legislação do consumidor sobre casos como esse. O prejuízo pode ser bem maior do que a simples inscrição na prova.
Muita gente brava e com razão. Mas não creio muito em surpresas.
Há 2 anos que não corro mais pela yesc.. agravando pela desagradável justificativa da mudança de percurso da SS que demonstrou na época o autoritarismo da organização, tipo assim: “se não quiser tem quem queira participar”, lembram-se?!
Acorda povo corredor boicotem a yesc….
Acho mais fácil participar de uma prova em solo de los hermanos e aproveitar a viagem do que correr por essa des-organização!
A questão é PLANEJAMENTO. “grandes eventos que estão por vir”, copa do mundo, olimpíadas, obras de grande impacto no trânsito da cidade…. nada disso surgiu no calendário de uma hora para outra. No caso de NY foi uma tempestade cuja certeza de estragos somente se teve na semana dos fatos e mesmo assim a prova só foi cancelada no ultimo instante, mais por problemas políticos com os moradores que estavam sem luz enquanto a pref de NY montava geradores para a prova.. eu sei pq estava lá. Todos nós que treinamos sério (ainda que para amadores) temos um mínimo de planejamento. Quando resolvi fazer a maratona de sp, li o regulamento, olhei o calendário, confrontei com meus compromissos pessoais e profissionais, tudo certo? ok, bora treinar. Quando a Yescom abre seu calendário e CONFIRMA a data de um evento pressupomos que ela avaliou os requisitos mínimos para sua realização.. Alías, e como consta do regulamento, “o evento acontecerá sob qualquer condição climática” ou algo do gênero… é isso que vale para qualquer atleta, profissional ou não. Chamar de ajuste técnico o adiamento por 6 meses é querer fazer o publico de tolo… ajuste técnico é quando vc muda uma semana, muda uma subida, uma curva, meia hora mais tarde, meia hora mais cedo…. Se era mais interessante para a Organização fazer um evento maior, isso não foi avaliado antes de OFICIALIZAR o evento? Seja qual for a resposta a Yescom peca pelo primeiro dever de qualquer atleta: PLANEJAMENTO Já fiz a São Silvestre, Meia de SP, Meia do RIO e 3 vezes os 25km da Maratona.. e em todas a Yescom pisou na bola… Credibilidade, ou vc tem, ou vc não tem…a yescom não tem!
Rodolfo, por favor, tente encontrar informações sobre as maratonas de Belo Horizonte em 28/04 e Brasilia em 05/05 e escreva um post sobre elas. Acredito que ajudaria o pessoal que vinha se preparando para correr a maratona de SP.
Abraço
eu cheguei a linha para o pessoal de BH Maratona da linha verde promovida pela Byjapao e me disseram que ela tbem foi adiada para o segundo semestre mas ainda nao tem data definida
Palhaçada. Corredor que é corredor, que gosta de correr, deve fazer um boicote a esta prova.
O que torna uma prova de maratona grande e importante é o número de participantes e concluintes. Os atletas de elite e premiações servem para divulgá-la.
O desrespeito aos atletas amadores só contribui para o baixo comparecimento.
Compromissos não cumpridos, como mudança de data, falhas na distribuição de água/isotônico e de kits, entrega prévia de medalhas de participação; além de outros fatores como horário de largada, percurso inadequado (chegada longe da largada), preço da inscrição, desestimulam o comparecimento.
Para os organizadores, é muito simples ter sucesso numa prova de corrida:
1) Monte um bom site, com informações claras e simples (alguns regulamentos parecem contratos de cartório)
2) Utilize sites de corrida e redes sociais para divulgação
3) Preço de inscrição justo e acessível (o kit não precisa ter maravilhas. Se quiser, o atleta compra os acessórios em lojas)
4) Cumpra a data e horários, bem como a medida correta da distância
5) Não misture prova curta (5, 10km) com longa (42, 21km).
6) Largada até no máximo 7h. Se for no Nordeste, 6h
7) Ofereça água gelada de 2/2 km e isotônico de 5/5km
8) Garanta disponibilidade de atendimento a emergências
9) Largada/chegada em local de fácil acesso/estacionamento
10) Cronometragem com chip
11) Divulgação dos resultados 12h após o término.
Se quiserem podem oferecer foto da chegada e outros mimos, mas são dispensáveis.
Como veem, é muito simples agradar ao corredor. Mas vemos uma após outra, provas com desrespeito claro aos participantes.
VAMOS TODOS A PORTO ALEGRE E AO RJ.
Que em outubro não tenham 1000 participantes nesta prova!!
Paulo H.
Depois da decepção na São Silvestre, prova da Yescom nunca mais, Principalmente com outras Maratonas pelo Brasil.
Depois ficam procurando razões para a queda do número de participantes na maratona. Simplesmente desrespeito com os corredores.
Srs,
Está na hora do CET liberar outras ruas e avenidas para tornar as corridas mais interessantes !!! Com isso é possivel manter as datas. Exemplo: av 23 de Maio desde o Vale do Anhangabaú até Congonhas, que tal ? Outra: av 9 de Julho em toda sua extensão. Há muitas outras a escolher.
Abraço,
Wilson
Muitas vezes ja escrevi aqui nos comentarios do blog do Lucena: “yescom e tv globo não atem o menor respeito pelo corredor. Prova qeu eles estão envolvidos to fora.”
Estou no meio de uma preparação dura que visava minha estreia em maratonas nesta prova.
O comunicado de ontem foi uma autêntica ducha de água fria. O pior é que, vasculhando opções de maratonas no Brasil por volta da mesma data, para não perder o preparo, não encontrei nada.
Frustrante.
Frederico, no dia 28/04 está prevista a maratona de BH e no final de semana seguinte (05/05), a maratona de Brasilia, que esse ano contará com organização da Latin Sports, que já organiza as de Porto Alegre, Curitiba e Floripa (se não me engano)
Rafael.
A de BH também não vai ocorrer. Na verdade, nunca foi confirmada a prova deste ano. A justificativa, quando entrei em contato com eles, foi parecida com a de SP: obras de mobilidade para a Copa no percurso. Disseram que pode ser que ocorra no segundo semestre. Pelo menos nem chegaram a confirmar a prova.
Sobre a de Brasília até agora não consegui informações mais precisas. Estou entendendo que só haverá a prova por equipes de, no mínimo, duas pessoas.
Valeu!
Realmente é uma palhaçada o que a yescom fez, mas como os corredores não são unidos, quer saber bem feito, pq se fossem unidos e cobrassem mais dos organizadores, boicoitassem mais certas provas e até mesmo cobrasse na justiça seus direitos jamais isso aconteceria, e agora quem ja reservou hotel e avião que ja pagaram como que fica??? Torno a repetir enquanto a massa dos corredores nao se unirem vai continuar essa bagunça…Um abraço.
Tico e Teco do Torero?
Infelizmente as provas da Yescom não são feitas para corredores. Existem interesses prioritários… que são LUCRO e TELEVISÃO.
Faz pelo menos 5 anos que já sabemos que a Copa das Confederações e outros eventos seria nesse período do ano….. Pq mudar a data só agora??
E o que eu faço com meu cronograma de treinamento? E o tempo que usei e as diversas coisas que abri mão para essa preparação. Treinos longos, finais de semana que abri mão de viajar, e os gels comprados, suplementos, nutricionista, cardiologista, personal pra montar e acompanhar os treinos….o que eu faço com tudo isso?
A cidade de São Paulo vive em obras e jogar a culpa da transferência de data nessa obra é falta de responsabilidade e pura incompetência.
Não acredito que não exista outro lugar na cidade ou outra hipótese pra a realização da prova, sem alteração da data.
Estava com grande expectativa, pois esta seria a minha estréia em Maratona. Além da expectativa normal para uma prova, havia a expectativa para concluir esses 42km tão desafiador.
Mas a incompetência da YESCOM estragou tudo.
A minha parte vou fazer: CANCELEI MINHA INSCRIÇÃO.
E provavelmente não corro mais São ROUBO Silvestre, Meia do Rio e etc….
Já estou me planejando pra Maratona de Porto Alegre, que ao contrário de São Paulo, só encontro elogios.
YESCOM = incompetência e falta de respeito!
Nunca vi uma justificativa tão ridícula e sem fundamento como essa que a empresa organizadora disponibilizou em seu site. Ano passado foi a mesma coisa com a Volta da Pampulha.
É uma total falta de respeito com o corredor/consumidor. Do jeito que lidam com o público, parece que o atleta é o que menos importa pra eles. Mas, sem corredores não há corrida, certo?
Essa patifaria tem que acabar!
Acho que isso é um desrespeito com os atletas , pois uma maratona não se corre só 1 dia. Leva se meses a se preparar , sem contar aqueles que vem de fora e já programaram tudo. Penso que os corredores deveriam no dia que era da prova , fazer uma corrida pirata na mesma. Fechava as ruas e faz se uma grande prova não oficial… Fica a dica.
Lamentável Rodolfo.
Não nos esqueçamos que já é o 2º adiamento (estava prevista para março).
Não bastasse os transtornos relativos aos treinos, ha de se considerar q muitos ja haviam comprado passagem aérea e, como sabemos, a remarcação de passagens muitas vezes envolve custos. A Yescom vai bancar isso?
Outro detalhe: me parece que a Maratona de Buenos Aires será no mesmo dia. Sabidamente bem organizada e com muita presença de brasileiros.
Será que isso seria um dos motivos da Yescom mudar a data?
Se ha a intenção de fazer frente à Buenos Aires para se tornar a melhor da América latina, precisa melhorar 100% sua organização e o respeito para com o corredor.
Abçs
@marcoprimeiro
Falta de respeito com os corredores a Yescom mostra com que compromisso trata seu público! Vergonha exemplo de desorganização.