Uso de DMAA provocou morte de corredora na maratona de Londres
07/02/13 11:57A morte da cabelereira Claire Squires, 30, durante a maratona de Londres do ano passado, foi provavelmente causada pelo uso de um suplemento que vem ganhando adeptos entre frequentadores de academia e contém um estimulante já condenado pelas entidades internacionais antidoping, o DMAA (1,3-dimethylamylamina). Segundo recentemente divulgado em Londres, Squires teria consumido o suplemento Jack3d, que foi banido no Reino Unido quatro meses depois da morte da corredora. Além de condenado pela Wada (agência internacional antidoping), o DMAA já foi proibido também por autoridades sanitárias dos EUA, Austrália e Canadá. A droga pode provocar distúrbios psíquicos e ataque cardíaco, entre outros efeitos colaterais. Apesar das proibições, o suplemento continua à venda on-line. E foi em um desses serviços do submundo digital que Claire comprou o Jack3D, segundo seu namorado disse à reportagem do jornal britânico “The Guardian”. O objetivo da jovem era conseguir melhorar seu tempo, baixando de quatro horas na maratona. Essa é mais uma triste evidência do uso de suplementos e drogas ilícitas por corredores amadores, o que também ocorre no Brasil, como já ficou evidente depois de testes feitos pelos órgãos de controle das corridas de rua no ano passado. Já falei várias vezes aqui e repito: o doping é uma m*. Não vale a pena. Claro que corredores profissionais, que estão lutando pela vida, podem concluir que o risco compensa. Mas para nós outros, amadores dedicados ou nem tanto, o negócio é aproveitar, relaxar, buscar prazer e diversão.
É comprovado que Jack3d só mata os idiotas. O pré treino já é um suplemento forte, onde deve começar usando 1 dose e nao ultrapassar o limite de 3. Não se tem comprovado a dosagem que ela usou… Como se sabe se ela não comecou usando 3 doses ou fez uma superdosagem? O problema é que os suplementos são muito mal falados e todos, mesmo que sem conhecimento, ficam falando m*rda por ai, achando que suplemento e bomba são farinha do mesmo saco. Pré treino é uma coisa forte e nova. Como o Scarpelly tomou 10 doses e não morreu? Vale a pena pesquisar mais sobre o que essa mulher andou fazendo e tomando.
Veja o vídeo : http://www.youtube.com/watch?v=L569f8m3pdE
Lamentavel. Somos corredres amadores, ninguem paga nossos tenis, inscrições, etc. Não temos porque cair na tentação de uma poção magica para chegar 3 ou 5 minutos antes daquele tempo que é nosso verdadeiro tempo. Ainda que eu baixe meu tempo em 10 minutos ( e isto vale para milhaes de corredores) minha cara não estará na primeria pagina do jornal, tampouco eu estarei no podium. Logo, melhor comer duas bananas a mais e chegar no tempo que é meu tempo, o seu tempo.
Se o atleta trabalha com competição, para estar à altura de outros corredores que utilizam meios afins,pode ser uma proposta um tanto tentadora. Agora para justificar sua meta “pessoal” , não tem cabimento mesmo seu uso, um absurdo uma pessoa que tem uma proposta como saúde, ter uma mentalidade tão tosca, infelizmente!!!!