Pela primeira vez na história, cinco corredores terminam a mesma maratona em menos de 2h05
25/01/13 15:36Minha Santa Ingrácia da alta velocidade! O ano mal começou e quenianos e etíopes já estão arregaçando na maratona. Hoje em Dubai os caras abusaram: os cinco primeiro colocados na prova masculina correram abaixo de 2h05. É a primeira vez que isso acontece em uma maratona, segundo informa o site da IAAF, a Fifa do atletismo.
E o mais impressionante, para o senso comum que indica ser a maratona uma prova de atletas mais experientes, o segundo colocado tem apenas 19 anos. Com 2h04min49, Berhanu Shiferaw cravou o melhor tempo da história para sua faixa etária.
Foi ele, por sinal, que puxou a fila ao longo da prova, correndo nos calcanhares dos coelhos, reclamando para o povo soltar a chinela, que ele estava a fim de correr. Mas, se infernizava os coitados dos marcadores de ritmo, não conseguia se livrar de seus compatriotas, que vieram correndo todos juntos em uma mesma balada: imagine só um pelotão de liderança que faz a prova em uma média de 2min58/km e ninguém quebra!
Foi um outro garotão que afinal conseguiu se safar. Estreante em maratonas, o também etíope Lelisa Desisa, de 23 anos, escapou do grupo a bem dizer na marca do km 42, seguindo para fechar em 2h04min45. Outros dois etíopes ocuparam o terceiro e o quarto lugares; o primeiro queniano chegou em quinto lugar. Era também um debutante em maratonas, Bernard Koech, que chegou longuíssimos oito segundos depois do campeão.
Só espero que todos eles passem com honras também nos exames antidoping.
Quanto às mulheres, foi mantida a tradição, com a Etiópia vencendo do primeiro ao quinto. A favorita Tirfi Tsegaye, campeã de Paris e vice em Berlim no ano passado, honrou as previsões e venceu com boa margem, apesar de ter aliviado o ritmo depois do km 30. Ela sentiu a mudança nas condições climáticas e não conseguiu romper a barreira das 2h20.
A seguir, os cinco primeiros colocados tal como divulgado pela IAAF:
Homens
1 Lelisa Desisa (ETH) 2:04:45
2 Berhanu Shiferaw (ETH) 2:04:48
3 Tadese Tola (ETH) 2:04:49
4 Endeshaw Negesse (ETH) 2:04:52
5 Bernard Koech (KEN) 2:04:53
Mulheres
1 Tirfi Tsgaye (ETH) 2:23:23
2 Ehitu Kiros (ETH) 2:23:39
3 Amane Gobena (ETH) 2:23:50
4 Aheza Kiros (ETH) 2:24:30
5 Belaynesh Oljira (ETH) 2:25:01
Não diga que a IAAF é a FIFA do atletismo! Corre o risco de acharmos que lá, assim como cá, acontecem todos os tipos de malandragens.
O ser humano é mesmo fantástico!
Assustador!
Fica a imaginar depois do ciclismo.
Depois do ciclismo, fica a imaginar.