Atleta de 71 anos combate câncer com maratonas
30/11/12 14:48Você pode achar que eu estou exagerando, mas o fato é que correr maratonas vem sendo um ótimo meio para Don Wright enfrentar as dificuldades que o câncer lhe impõe. Aumenta seu amor próprio, seu sentimento de valor e inclusão social. Claro que a medicação que vem tomando é essencial para que continue vivo e, na medida do possível, saudável. Mas estou me adiantando. Conto agora a história desde o começo.
Em 2003, o norte-americano Wright descobriu que tinha mieloma, um câncer sanguíneo que pode atacar os ossos. Passou a fazer tratamento e sabe-se lá por qual razão –talvez para mostrar que estava vivo e para desafiar a doença—começou a correr.
Fez da primeira maratona um objetivo de vida. Depois, se transformou em paixão, quase obsessão: já correu 70 maratonas em 49 Estados dos Estados Unidos. No próximo dia 9, quando completar a maratona de Honolulu, passará a fazer parte do seleto grupo de corredores que já fizeram maratonas nos 50 Estados norte-americanos.
O corredor ajuda a levantar doações para duas instituições de combate ao câncer, que por sua vez o patrocinam nas corridas.
“Claro que nem todo mundo tem condições de correr maratonas, mas a lição que Don nos dá é que a gente pode conquistar coisas mesmo com a doença, que ter o diagnóstico de câncer não é o fim da jornada”, disse a representante de uma das entidades que apoio o corredor.
Ele, por sua vez, afirma: “Sou muito afortunado. Eu apenas tomo um remédio por dia e fico livre para literalmente correr o país afora. Desde meu diagnóstico, em junho de 2003, já corri um total de 20 mil quilômetros, sendo 3.000 delesem maratonas. Quandocompletar a maratona de Honolulu, vou me sentir eufórico, mas também grato a pessoas como os fundadores do Team Continuum [que apóia doentes de câncer], que nos mostraram o caminho e deixaram a nós a tarefa de ir até a linha de chegada”.
parabens ao corredor americano, sem duvida e exepcional sua conduta, pois so vencedores atinjam essa perfomece, e grande ex.p/nossa luta diaria, pois a corrida da um empulso muito grande p/sobrevida, eu gostaria, se pudesse , pélo menos completar 10 anos de s.silvestre, estou fazendo muita força para isso, mas, tenho em meu corriculo 500 provas. 5 10.21. 42 e ate 50 km. claro que grande maioria e de 10 km. comecei tarde 51 anos e estou parado desde 61 anos, devido ao cancer de prostada(fiz radical no ano 2002, e em 2012 voltou e fiz radioterapia, mas, ainda em 1978 perdi 1 de meus rins(atraves de cirugia e decobri que era portador Hepatite C em 2007, ano que fiz o tratamento c/sucesso( casa da Heptatite hosp.spaulo, onde vim a saber que ja tinha heptita a e b que estavam negativadas, so reclamos dos meus joelhos( doi, doi e doi) mas Deus sabe o que fas estamos e quem sabe no proximo ano S,Silvestre, obrigadinho. Em temopo estou 65 aninhos.