Nelson Prudêncio, herói brasileiro
23/11/12 12:24O atletismo brasileiro está de luto. O medalhista olímpico Nelson Prudêncio morreu na madrugada desta sexta-feira em São Carlos, interior de São Paulo, onde estava internado na Santa Casa. Ele tinha câncer de pulmão –apesar de desportista dedicado, era fumante.
Prudêncio, que tinha 68 anos, ganhou duas medalhas olímpicas no salto triplo.
Sua primeira conquista olímpica, nos Jogos do México-1968, foi um dos momentos inesquecíveis do atletismo mundial, em que o tempo parece parar: a disputa pelo outro teve nove quebras do recorde mundial. Nelson ficou com a prata, com 17,27 m. Nos Jogos seguintes, em Munique-1972, levou o bronze.
Ele nasceu em Lins (SP), em 4 de abril de 1944 e era professor da Universidade Federal de São Carlos desde os anos 1970. Em 2006, obteve o título de doutor em atletismo, pela Universidade de Campinas. Militante do esporte, era vice-presidente da CBAt, que emitiu nota de pesar em que diz:
“O Brasil ficou menor. Em um país com poucos expoentes nas mais diferentes áreas de atividade, acabamos de perder uma das raras referências históricas de nosso desporto.
“Deixou-nos o Mestre Nelson Prudêncio, duas vezes medalhista olímpico, recordista mundial do salto triplo, professor universitário, doutor, dirigente maior, conselheiro das novas gerações de desportistas, companheiro leal e participante sempre presente na luta pelo desenvolvimento da modalidade que tanto engrandeceu.
“Educador nato, em todos os sentidos, homem de conciliação, jamais utilizava uma palavra áspera para se referir a pessoas ou fatos. Com sua fala cadenciada e pensamentos sempre elaborados com precisão, às vezes usando de fina ironia, transmitia com naturalidade seus conhecimentos e suas ideias, quer no exercício da cátedra quer no contato diário com aqueles que dele se acercavam.”
Menino lá em Jundiaí, na pista do Bolão, vi muitas vezes o Nelson Prudêncio treinando. Elegante. Admirável. Imagem que guardo junto às dos meus heróis. Continue em paz, Prudêncio.
Rodolfo
Tive o prazer de conhecê-lo pessoalmente. Trabalho no mesmo local que o Nelson. Além de tudo o q vc relatou, trata-se de uma pessoa finíssima.
Uma grande perda para todos!
Abç
@marcoprimeiro