Apesar de tudo, corredores fazem maratona em Nova York
04/11/12 17:28Quem disse que a maratona de Nova York não ia acontecer? Apesar do cancelamento da prova oficial, milhares de corredores foram hoje ao Central Park, no coração da ilha de Manhattan, para fazer o que tinham sonhado ao longo dos últimos meses: correr 42.195 metros no coração do mundo, na Big Apple, na Cidade que Nunca Dorme.
Centenas foram ainda mais fiéis ao seu sonho inicial e, logo cedo, tomaram as barcas para Staten Island, de onde sai a corrida oficial. Lá, vestindo seus shorts e camisetas de corrida, se dirigiram para as localidades mais atingidas pela tempestade Sandy e foram oferecer a ajuda que fosse necessária aos trabalhos de reconstrução e recuperação.
Logo cedo, corredores das mais diversas nacionalidades foram se encontrando em pontos do Central Park, como se tivessem combinado. Tiraram fotos, deixaram roupas para ajudar as vítimas da tormenta e começaram suas corridas. Grupos de italianos se alongavam em frente ao Plaza Hotel, os alemães se concentraram no Columbus Circle, relata a AP (que produziu a foto que ilustra esta mensagem).
Logo começou a corrida, organizada de acordo com a vontade de cada corredor. Alguns seguiam no sentido horário, outros no oposto. “Muita gente simplesmente queria terminar o que havia começado”, disse à AP Lance Svendesen, que organizou uma maratona alternativa chamada Run Anyway. Pouco antes das 9h, seu grupo já tinha dado a largada para cinco ondas de corredores, que partiram da linha de chegada da maratona oficial. “Acho que já saíram pelo menos 600 pessoas”, disse ele.
De certa forma, foi uma volta às origens, pois a primeira Maratona de Nova York, em 1970, foi realizada inteiramente dentro do Central Park. Dela participaram 127 corredores.
Desde então, a prova foi realizada religiosamente, ano após ano. Até este novembro, quando os organizadores e o prefeito da cidade consideraram que não havia clima para a realização do evento em uma cidade que ainda chora seus mortos e a destruição provocada pela tempestade.